Olá.

Seja bem vindo ao nosso blog. Nós somos 4 viciados em CrossFit que resolveram se juntar pra contar pra você tudo que a gente sabe e curte! Esperamos que você goste!

Doping no CrossFit

Doping no CrossFit

Já que não há polêmica recente no CF brasileiro…vamos lançar mais uma! DOPING! Qtos de nós não vimos pessoas ficarem grandes de repente e conseguir levantar cargas que antes não eram possíveis em tão pouco tempo? E lá fora? Será que é todo mundo limpo? Será que eles conseguiriam fazer tudo que fazem sem tomar nada?

A CrossFit se diz contra o doping. Quando você se registra em uma das competições oficiais da CF você assina um consentimento falando que você pode ser testado a qualquer instante durante as competições e fora delas.  Pode ser aleatório ou dependendo da sua colocação em competições atuais e anteriores.
 
Além disso, a CrossFit seleciona alguns atletas que estarão num grupo a ser testado durante o ano. Esses atletas são comunicados por e-mail e devem se reportar a cada 3 meses para a CF onde estarão para que possam ser testados a qualquer momento. Parece perfeito, né? A gente até vê nos vídeos da CF o pessoal indo ser testado nas competições.

Contudo.....sabemos bem q nem tudo é perfeitinho assim. Primeiro que a CF não está ligada ao órgão mais competente de combate ao doping, a WADA (World Anti Drug Association), responsável por examinar todos os esportes ligados às Olimpíadas, por exemplo. Eles tem um regulamento bem mais restrito de exames fora de temporada e muito mais recurso e pessoal para acompanhar os testes, buscando saber diariamente onde cada atleta se encontra. E esse regulamento mais solto da CF no off-season pode fazer com que muitos se beneficiem fora da temporada com aquela ajudazinha que querem....

E por último....sejamos sinceros. Se envolve dinheiro, fama e sucesso.....o homem dá um jeito. Veja por quantos anos Lance Armstrong enganou o mundo. Acha que os atletas não conseguiriam enganar a CF? Ou, sendo uma empresa privada...será que a CrossFit gostaria de expor ao mundo que os melhores do seu esporte, os homens e mulheres mais bem condicionados do mundo, só o são de forma não natural?

Talvez o sejam. Talvez, o problema é que muito de nós que não consegue chegar no que eles fazem pense que são todos falsos...mesmo sabendo que a gente não se dedica 1/20 do que eles se dedicam. E honestamente acho sim que muitos atletas não usam substâncias proibidas. Mas eu realmente preferiria que o controle não ficasse a cargo da CF, e sim da WADA para deixá-lo o mais isento possível.

No Brasil eu nem entro no mérito....ou nem entro na polêmica! Não há testes aqui em campeonatos. Mas dificilmente aqueles que foram para os regionais se isentam deles.

Fica apenas o apelo a um jogo limpo e a torcida para que isso um dia seja possível!

 

RICHARD FRONING: Um dos maiores campeões do Crossfit Games

RICHARD FRONING: Um dos maiores campeões do Crossfit Games

Como ir ao CrossFit Games

Como ir ao CrossFit Games