Olá.

Seja bem vindo ao nosso blog. Nós somos 4 viciados em CrossFit que resolveram se juntar pra contar pra você tudo que a gente sabe e curte! Esperamos que você goste!

O que é mobilidade?

O que é mobilidade?

Por varias vezes você já deve ter chegado cedo no seu box e o que fez? Tomou um cafezinho, foi conversar sobre seus novos PRs, ficou lá falando que o fulano não sabe contar ou ficou dando no rep para a galera do horário anterior? Dica, você pode fazer tudo isso, mas desenvolvendo sua mobilidade! Sim, essa tal mobilidade que os coaches falam e muitas vezes nós não damos atenção é crucial para nossos resultados a curto, médio e longo prazo. Mas o que é MOBILIDADE?

É um conceito amplo que envolve amplitude de movimento, tensão muscular, tecidos moles e capsula articular, aderência, resiliência dos tendões, coordenação neuromuscular, propriocepção, biomecânica da posição e conhecimento da forma adequada e executar um movimento. Isto também inclui a estabilização, gerada pelo equilíbrio muscular e força, principalmente no core para proteger a coluna vertebral e terminações nervosas. Ou seja, não é alongamento!!!

Resumindo, mobilização é a ferramenta para encontrar de forma global problemas de movimento e performance. (Dr. Kelly Starrett) Então, muitas vezes aquele front squat não sobe por causa de mobilidade e não força ;)

O quê ela nos ajuda? Prevenção de lesões, Aumenta a eficiência do movimento, melhora a performance, controle motor, aumenta a amplitude de movimento ativa.
A verdade é que, perante a grande maioria dos esportes, o que o atleta mais precisa é de mobilidade, ou seja, as suas articulações precisam obter amplitudes suficientes para a execução plena dos movimentos. Então, o foco deve ser muito maior nas nossas dobradiças do que na “flexibilidade muscular”.

A diminuição ou perda da funcionalidade articular é uma das principais causas na dificuldade de aprendizagem, redução na evolução, desempenho físico abaixo do potencial e sobretudo compensações e desequilíbrios musculoesqueléticos que certamente facilitam o acometimento de lesões.

Quanto tempo deve durar um WOD de CrossFit?

Quanto tempo deve durar um WOD de CrossFit?

A importância da osteopatia

A importância da osteopatia