Olá.

Seja bem vindo ao nosso blog. Nós somos 4 viciados em CrossFit que resolveram se juntar pra contar pra você tudo que a gente sabe e curte! Esperamos que você goste!

Por que quebramos a paralela?

Por que quebramos a paralela?

Por que quebramos a paralela no CrossFit? Quando fazia musculação, me falavam que não podia agachar mais de 90º , ou seja, coxas no máximo paralelas ao chão. E que seria perigoso baixar de 90º para a articulação do joelho!

Esse assunto é muito bem discutido pelo doutor em biomecânica pela UFPR, o prof. Ricardo Souza em seu blog. Sabe quais são as principais conclusões que se chega analisando a literatura do assunto? Que para hipertrofia, não faz a menor diferença se você agacha até 90º ou quebra a paralela. Os ganhos são os mesmos. E que a tensão no joelho diminui quando passa de 90º, que o pico é entre 60º e 80º. Quando se quebra a paralela, há uma distribuição do peso e das forças necessárias e outros músculos são acionados.

Alguns autores alegam que no agachamento paralelo, o parar e voltar em 90º  pode ser prejudicial por que é o ponto de maior torque na articulação (Hartmann H, Wirth K, Klusemann M., Sports Med.  Vol10, 993 (2013)). Mas então quebramos a paralela por que é mais funcional? Pode-se dizer isso. Mas a bem da verdade é que uma das bases do CF é o LPO. E no LPO precisamos pegar a barra o mais embaixo possível para conseguir subir a maior qtde de carga possível.

Além disso, tudo é baseado em contagem no CF. E como determinar com precisão a contagem de repetições num agachamento? O padrão mais fácil se faz determinando que todos os atletas quebrem a paralela! E pronto! Temos mitos e análises sérias dos dois lados....musculação e CrossFit! E agora vocês podem parar de brigar um com o outro!

 

Paleo ou Zone diet?

Paleo ou Zone diet?

Por que não sou RX?

Por que não sou RX?