Olá.

Seja bem vindo ao nosso blog. Nós somos 4 viciados em CrossFit que resolveram se juntar pra contar pra você tudo que a gente sabe e curte! Esperamos que você goste!

O Mapa do CrossFit no Brasil

O Mapa do CrossFit no Brasil

É impossível negar o rápido crescimento que o CrossFit teve nos últimos anos no Brasil. Joel Fridman trouxe o CrossFit ao Brasil em 2009, e abriu a primeira box do país, a CrossFit Brasil. Se naquela época tinha fila para fazer uma aula, hoje a situação é bem diferente. Já em 2015 o Brasil tinha pouco mais de 300 boxes e hoje estamos com quase 900 espalhadas por todo o território nacional. Somos hoje o segundo país com mais boxes no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, que conta com mais de 7200 boxes.

A distribuição, obviamente, não é igual no território nacional. Há centros onde o CrossFit está mais presente no Brasil. Olhando o mapa de afiliadas do site crossfit.com, podemos notar uma forte presença na região sudeste. Infelizmente, o site não disponibiliza uma ferramenta que facilita a nossa busca. Então fica muito complicado de trazer o número exato para vocês. Além de que o mapa não inclui absolutamente todas as boxes. A própria CrossFit nos informou por e-mail que a box precisa ter site para estar lá. Mesmo assim, decidimos trazer os dados aproximados para vermos onde mais se tem influência do CrossFit no Brasil.

Como é de se esperar, a cidade que lidera com maior número de boxes no Brasil é São Paulo. Eu contei pelo menos 100 boxes de CF em toda a cidade.  Isso é mais boxes que em Portugal inteiro. O Rio de Janeiro viria em segundo lugar com quase 80 boxes. Me alegra muito o fato de que Curitiba, a cidade do HugoCross, estaria em terceiro no Brasil com 29 boxes! Parece pouco comparado com São Paulo, mas pensa que sampa tem mais de 12 milhões de habitantes, enquanto que Curitiba tem um pouco menos de 1.8 milhões! Curitiba pode não ser tão conhecida no CrosssFit nacional... talvez por que ainda falta um atleta ou time nos regionais! Contudo, para quem é daqui, sabe que os campeonatos sempre lotam e a vibração da galera emociona.

Em seguida viriam, muito próximos de Curitiba, Brasília com 27, Belo Horizonte com 26, Fortaleza com 22 e minha cidade natal, Niterói, com 22!!! E olha que  Nikity não tem nem 500 mil habitantes. :D Floripa com 17, Campinas com 15,  Salvador com 14 e Goiânia e Recife com 12 fechariam as cidades com mais de 10 de boxes do Brasil.

Essa expansão pode ser considerada muito benéfica para todos. Não me refiro apenas pelo lado de que teremos mais pessoas fazendo exercícios físicos e cuidando de sua saúde. Nem apenas por que permite o crescimento do esporte no Brasil e a descoberta de novos talentos. Mas sim por que isso  traz um novo desafio para os donos e possíveis melhorias para os alunos.

Antigamente, por ter pouca oferta, os interessados em praticar CrossFit entravam na box e tinham aquele contato com o cross e não conheciam nada diferente daquilo. Estavam aprendendo, provavelmente no único lugar existente, o que era essa nova modalidade.  Com mais opções, os alunos conseguem escolher melhor a box que mais vai se adequar a ele, seja pela cuidado e qualificação dos coaches, seja pelo espirito mais competitivo, pela galera que está lá, pela periodização feita pelo headcoach, pelas aulas extras oferecidas (LPO, ginástico, e etc.) e assim por diante. Muitas vezes, um novo aluno não é mais alguém que nunca viu o CF, mas alguém que conhece e já tem as suas impressões vindos de outro lugar. Por isso, é hora das boxes se reinventarem se quiserem se firmar num ambiente cada vez mais competitivo e sempre oferecer melhores condiõçes aos seus praticantes.

Nas regiões onde o esporte ainda é incipiente, principalmente no norte do Brasil e cidades menores, cabe a ressalva que não vale expandir sem qualidade. Coaches bem qualificados e preocupados com o bem estar do aluno são essenciais para manter o esporte em alto nível. Assim como uma boa periodização e técnica para evitar lesões.

Nós do HugoCross vemos esse novo cenário brasileiro com muito bons olhos e esperanças e procuraremos sempre trazer as melhores informações para que você consiga se informar sobre o esporte, sobre treinos e tomar semper as devidas precauções para a prática de forma segura. E, claro, com muita diversão!

Doping no CrossFit: Ricky Garard perde o terceiro lugar do Games 2017

Doping no CrossFit: Ricky Garard perde o terceiro lugar do Games 2017

20 (21) indícios que você está viciado em CrossFit

20 (21) indícios que você está viciado em CrossFit