Olá.

Seja bem vindo ao nosso blog. Nós somos 4 viciados em CrossFit que resolveram se juntar pra contar pra você tudo que a gente sabe e curte! Esperamos que você goste!

Sabe o magnésio que você tanto ama? Então...

Sabe o magnésio que você tanto ama? Então...

Apesar do senso comum, o pó de magnésio usado nos boxes de CrossFit não serve para aumentar o seu PR. Pelo menos não diretamente. Mas sim, o uso do pó branco tem um propósito e não precisa ser feito na loucura ou em excesso como vemos ele sendo feito por aí...mas vamos por partes!

O pó de magnésio na verdade é o carbonato de Magnésio (MgCO3), um sólido branco que aparece na natureza como um mineral. Ele é vendido sob  três formas, pedra, pó e líquido. O que é vendido na forma de pedra e pó é o mesmo, apenas um já vem triturado e o outro não. O líquido é o carbonato de magnésio misturado com álcool. Você passa como se fosse uma loção e quando o álcool evapora (rapidamente), fica a camada de carbonato de magnésio do mesmo jeito. Pelo que li, ele costuma durar mais também.

O pó de magnésio já era usado pelo pessoal da escalada, da ginástica artística, do levantamento de peso e etc., mesmo você não sabendo disso. Mas é aquele mesmo pó branco em todos os esportes e o motivo para usá-lo é o mesmo. Nosso corpo secreta óleos e suor o tempo todo, o que faz com que tenhamos muita umidade em nossas mãos. E isso atrapalha tudo que precisamos pegar ou segurar. Por isso, em movimentos que usam a barra, ou KB, ou uma barra de LPO, por vezes passamos o magnésio. Ele absorve o suor mantendo nossa pele seca. No CF ele é muito importante por que geralmente esses exercício estão no meio de WODs intensos e o suor fica excessivo, por óbvio é comum.

Mas e se você não sua muito? Então não precisa exagerar. Assim como você não precisa ir ao balde de magnésio toda vez que vai fazer um pull up. E também não precisa entupir a sua mão com ele. Uma fina e uniforme camada de magnésio é o suficiente para melhorar o seu grip e não deixar você escorregar. Uma camada grossa pode até fazer você escorregar. Além disso ele resseca muito a sua pele...você pode observar isso olhando agora na palma da sua mão e vendo que ela está com pele descascando...(isso se você não a hidrata). Nesse sentido, o magnésio é ótimo para ajudar a sua mão abrir e você sujar toda a barra de sangue (ainda mais se não seguiu nossos conselhos de posts anteriores sobre cuidados com as mãos).

Use o magnésio de forma consciente e deixe seu grip, sua mão, seu coach, a pessoa da limpeza e o dono do box felizes! Afinal de contas, ele te ajuda a segurar na barra, mas não aumenta magicamente o seu PR. Seria bom, mas infelizmente não existe a fada do magnésio! rs  Use quando precisar, seja pelo número excessivo de repetições, pelo suor, por ser aquele peso alto que se escorregar te colocará em risco. E pelo amor de Deus....quem usar magnésio para fazer box jump, air squat, ou pior...hand stand walk, merece ser severamente punido!rss Fica a dica!

 

Luccas Lucco conta como concilia sua agenda de shows e o Crossfit

Luccas Lucco conta como concilia sua agenda de shows e o Crossfit

HugoCross entrevistou um dos mais fortes atletas do Games: Alex Anderson

HugoCross entrevistou um dos mais fortes atletas do Games: Alex Anderson