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Seja bem vindo ao nosso blog. Nós somos 4 viciados em CrossFit que resolveram se juntar pra contar pra você tudo que a gente sabe e curte! Esperamos que você goste!

Como ajustar o seu fator de arraste no remo

Como ajustar o seu fator de arraste no remo

Sabe aquela roda que fica no remo com números de 0-10? Você sabe exatamente o que fazer com ela?

Já tratamos aqui desse assunto mas ainda vemos muitas pessoas sem o conhecimento exato ou com conceitos pré estabelecidos em suas mentes sobre onde colocar...seja para calorias, seja para metros ou o que for. Então decidimos dar uma repaginada no nosso post explicando um pouco melhor tudo! Detalhe, essas informações são todas do fabricante da Concept2! E podem ser checadas no link ao final do artigo. Mas vamos lá...

Muitos confundem aquele indicador com o número de 1-10 – ou fator de amortecimento - no remo e acham que colocando no 10 remarão melhor, irão mais rápido ou irão gerar mais calorias. Ledo engano, esse fator não é como a carga em uma bike de spinning.

Essa roda controla a quantidade de ar que entra e gera uma resistência maior ou menor no seu remo. Quanto maior o número, maior a quantidade de ar que você deixa entrar e maior será a força de arraste...é como se você remasse num barco pesado. Enquanto que se você deixar em um fator menor, é como se você remasse num barco de competição...que afunda menos e sofre menor força de arraste. Mas e daí? Como isso afeta o resultado do meu desempenho no remo?

Em absolutamente nada. A diferença vai estar na sua sensação de remar um barco mais pesado ou mais leve. Isso por que eles tem um monitor de performance. O programa é feito para que o seu trabalho calculado no remo seja sempre ajustado de acordo com o fator de arraste (termo correto), ou fator de resistência (termo traduzido, usado pela concept2 brasil). Entre cada remada, o monitor de performance mede o quanto aquela roda está desacelerando e determina quão rápido ou lento é o seu barco. Este é o chamado fator de arraste. Na sua próxima puxada, o monitor usa esse fator de arraste para determinar, a partir da velocidade da roda, quanto de trabalho você está gerando e aí calcular calorias e metros. Ou seja, o seu trabalho efetuado em cada remada é sempre ajustado de acordo com o fator de arraste medido, e é exatamente isso que nos permite comparar performances de remos indoor em diferentes locais do mundo.

 De acordo com a própria concept 2, se sua técnica for perfeita, o ideal é ajustar o fator de amortecimento entre 3 e 5, para evitar desperdício de força, ou desgaste muscular. Aposto que muitos de vcs nunca pensaram nisso....hein?

Tá....mas minha técnica não é perfeita. Como que eu faço? De acordo com a empresa concept2, o fator de arraste deve estar entre 100-140 conforme você rema. Esses fatores estariam mais relacionados à forma mais eficiente de se remar. E estariam relacionados à endurance e sua capacidade aeróbica. Quanto maior o fator de arraste ajustado, mais você caminhará em direção a um treino de força.

Então como ajustar esse fator?

Você pode saber isso indo em: MENU, MAIS OPÇÕES, FATOR DE RESISTÊNCIA  e ir remando de um fator de amortecimento (o número na roda) alto até um mais baixo. Esse fator varia de aparelho para aparelho pelas condições de armazenamento e altitude, mas já se consegue ter uma noção! E quando você conseguir remar mantendo o seu fator de arraste entre 100-140 você saberá qual número deve deixar na hora que precisar remar.

E aí? Vai continuar remando no 10 e gastando energia à toa?????

 

Fonte: http://www.concept2.com/indoor-rowers/training/tips-and-general-info/damper-setting-101

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