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Seja bem vindo ao nosso blog. Nós somos 4 viciados em CrossFit que resolveram se juntar pra contar pra você tudo que a gente sabe e curte! Esperamos que você goste!

A dieta de um Crossfiteiro

A dieta de um Crossfiteiro

 

Giselle Santos não é apenas uma atleta de elite do CrossFit do Brasil. Ela é também nutricionista de vários atletas de elite no esporte por aqui, pela clínica @_healthy_spot. E como se não fosse o bastante, ela é também dona do @laricas_fitness ( que quem ainda não provou, deveria experimentar)! Como nutrição é a base da pirâmide do CrossFit, nós pedimos e ela gentilmente topou escrever um pouco do que pode mudar na sua dieta quando você passa a fazer CrossFit!

"O plano alimentar do crossfiteiro pede um consumo maior de vitaminas e minerais antioxidantes e anti-inflamatórios. São substâncias que combatem os radicais livres produzidos durante o exercício. Esses nutrientes ainda ajudam a reduzir o risco de lesões articulares e a dor pós-exercício. 

Então, você que está iniciando no Crossfit, prepare-se para caprichar nas frutas vermelhas (morango,amora,açaí), no suco de uva (sem açúcar!) e no chá verde. Não se admire com as porções generosas de carboidrato - afinal você vai precisar de energia extra para render nos treinos sempre muito intensos! Mas posso comer qualquer carboidrato? Nem pensar. Opte por carboidratos de baixo a médio índice glicêmico (batata doce,inhame,abóbora, etc).      

Mesmo assim eles devem ser acompanhados de proteínas e gorduras para que o impacto no organismo seja amenizado.  Esse "trio" deve ser utilizado e distribuído ao longo do dia. 

Como é um esporte que gera acidose metabólica, os alimentos alcalinos são recomendados antes e depois dos treinos. Alguns exemplos como lentilhas, sementes, ameixas, abacaxi, brócolis, tangerina. Para combater inflamações e o estresse produzido no corpo, recomenda-se água com gengibre durante o exercício. 

Para manter o equilíbrio do organismo é importante consumir alimentos ricos em micronutrientes, como zinco, selênio e magnésio e cromo. 

As quantidades necessárias para se consumir em cada refeição, vão depender da intensidade e horas de treino. Por isso, se torna fundamental o acompanhamento de um profissional (nutricionista) para que tudo seja adequado de acordo com o seu objetivo!!"

Hugo Cross entrevistou o atleta do CrossFit Games: Travis Williams

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