Olá.

Seja bem vindo ao nosso blog. Nós somos 4 viciados em CrossFit que resolveram se juntar pra contar pra você tudo que a gente sabe e curte! Esperamos que você goste!

Eu preciso comprar uma corda(jump rope) pra CrossFit?

Eu preciso comprar uma corda(jump rope) pra CrossFit?

Todos nós sabemos que há diversos dramas quando começamos o CrossFit. Um deles é aprender o Double Under. E não...ninguém nasce sabendo. Todo mundo sofre e treina demais até pegar o jeito. E esse é um aprendizado que deixa marcas...profundas... em todo o seu corpo... pelas chibatadas que recebe ao errar. Mas esse post não é para ensinar você a pular D.U....mas para falar sobre as cordas boas/ruins para tal.

 

Há as cordas tradicionais, aquelas mais grossas, pesadas e com as pontas das cordas presas nas manoplas. Não há muita tecnologia nelas. São aquelas típicas de criança mesmo. E há as cordas rápidas, ou speed ropes. Essas cordas são bem diferentes das anteriores. Elas são de cabo de aço, por vezes cobertas com uma camada de pvc, com manoplas de plástico, resina de nylon durável ou algum tipo de metal. Elas tem ainda algum tipo de sistema de rolamento, de diferentes qualidades, que permite que a corda gire mais rápido. Por ser feita de um material mais denso e que gira mais rápido...erre para você ver o que te acontecerá!

 

Pois bem...e então? Devo comprar uma corda? Se sim...qual?

 

A resposta óbvia é que sim. Cordas são muito usadas no CrossFit. Algumas boxes tem cordas à disposição de seus alunos. Mas sabemos que, com o tempo, elas ficam tortas, quebradas e nunca tem exatamente o seu tamanho. E sim, tamanho importa sim. Eu gosto de ajustar a minha corda pisando no meio dela com um pé e vendo se as manoplas ficam um pouco acima do meu peito, mas abaixo do meu sovaco. Isso é absolutamente pessoal. Diz-se que, geralmente, quem está começando a pular gosta delas mais longas enquanto uma pessoa mais experiente prefere-as mais curta. A corda pessoal de um crossfitter deve ser inseparável dele e ele não deve se importar com o que outro diz do tamanho e afins. O que funcionar para ele funcionou. 

 

Sobre qual comprar...bom, o objetivo de todo mundo é fazer D.U perfeitos certo? Então vamos direto para uma speed rope? Depende...tem gente que gosta das cordas pesadas e tradicionais primeiro. Por que? Por que D.U. é uma questão de ritmo...de como você gira as suas mãos em relação aos seus pulos. Uma corda mais pesada no início pode te ajudar a pegar seu ritmo de pulo. Mas com certeza vai te cansar mais, vai exigir mais de você. Mas o que adianta ter uma corda leve e rápida se você só se bate com ela?

 

Todavia, eu mesmo só consegui pular DU quando comprei uma speed rope. Daquelas clássicas mesmo da Rogue com o sistema de rolamento! Cuidado, nem todas tem um sistema de rolamento bom! Para saber se a sua corda tem um bom sistema de rolamento, segure na ponta da corda ligada a manopla e gire a manopla. Veja se ela gira por algum tempo antes de parar.....se a sua resposta for sim, ela é uma corda com bom sistema de rolamento.

 

Como não temos patrocínio de nenhuma marca nacional de cordas (eu mesmo nunca testei nenhuma), a dica mesmo nossa é a speed rope SR-1 da Rogue por US$21,95! Ela é um excelente custo benefício, pois propicia um cabo ajustável ao seu tamanho, um bom sistema de rolamento e manopla resistente. Ela tem uns pontos fracos, pois não permite que você altere o peso da manopla (no último Games, por exemplo, eles tiveram que fazer DU com manoplas mais pesadas que o usual...para dar aquela fritada no ombro), a manopla pode ficar um pouco escorregadia quando você estiver suado e também não permite cabos de diferentes pesos. Mas olha...para o crossfiteiro médio é a saída!

 

Há cordas ainda melhores? Há! Há cordas que chegam a ultrapassa 100 dólares que permite o uso de manoplas com diferentes pesos, diferentes cabos....como Rogue PRO Jump Rope. Há as cordas da ROGUE Rx que, apesar de ter o cabo com tamanho fixo (é de acordo com a sua altura), possuem um sistema de rolamento mais suave. Há manoplas de alumínio que tem um grip melhor para a sua mão....enfim, há uma infinidade de cordas no mercado. Mas é notório que um bom pulador com uma corda razoável vai ser ainda muito mais eficiente que um mediano com a melhor corda do mercado. Então a recomendação é....fique bom. Treine muito. E aí conforme for melhorando, pense em investir em cordas para triples e afins.

 

Ficou com alguma dúvida? Quer algum conselho? Entre em contato com a gente!

O Snatch

O Snatch

Ela vai pela segunda vez aos regionais da CrossFit: Conheça Luiza Dias

Ela vai pela segunda vez aos regionais da CrossFit: Conheça Luiza Dias