Olá.

Seja bem vindo ao nosso blog. Nós somos 4 viciados em CrossFit que resolveram se juntar pra contar pra você tudo que a gente sabe e curte! Esperamos que você goste!

Os níveis de coaches da CrossFit

Os níveis de coaches da CrossFit

Você já deve ter visto, ou lido diversas vezes que tal pessoa é CF-Level 1 ou CF-Level 2, ou coach level 1 ou coach level 2 da CrossFit.. Você sabe o que é isso? Qual a diferença e para que serve cada denominação da CrossFit?

 

Esses cursos são oferecidos pela CrossFit para capacitar qualquer pessoa que tenha interesse em lecionar aulas de CrossFit. Para ser um coach de CrossFit, você precisa fazer pelo menos o curso de level 1 (nível 1). No Brasil, também precisa de um curso de graduação em educação física.  Cada curso custa 1000 dólares o que, para nós, não é nem um pouco barato.

 

Sobre o que se trata o level 1?

 

O curso de level 1 é uma introdução à metodologia CrossFit e sobre os movimentos fundamentais. Inclui aulas sobre esses assuntos, assim como o treinamento em pequenos grupos dos movimentos. Os movimentos dos alunos são estudados e corrigidos, entrando em assuntos de como dar a aula. Alguns treinos de CrossFit em grupos maiores são realizados para mostrar como aproximar a teoria da prática. Nesses casos, tem-se exemplos de como conduzir uma aula, manter o padrão de movimento de alta intensidade, fazer com que cada indivíduo alcance um índice elevado de intensidade e adaptar para as dificuldades de cada aluno.

Ou seja, dá aos alunos o conhecimento para melhor usar os métodos da CrossFit e uma fundamentação básica sobre como treinar os outros. É uma introdução. A apostila pode ser obtida no site da CrossFit para quem tiver interesse. Para ganhar o Lvl 1, contudo, você precisará efetuar e passar em um teste escrito feito preparado pela CrossFit. Para aqueles interessados em aprimorar o conhecimento podem fazer o Level 2.

 

O que se ganha no level 2?

 

Para fazer o Level 1, não há nenhum pré-requisito. Literalmente qualquer um pode fazer. Para o level 2, você deve ter feito o level 1. Além disso, é recomendado 6 meses de aula de CrossFit antes de fazer o curso, e ter feito o curso online deles de adaptação de exercícios (online scaling course).

Por isso, eles consideram esse curso como sendo intermediário, que melhoraria o entendimento obtido no level 1. Antigamente era chamado de curso preparatório de coaches.  Por que? Por o objetivo, de acordo com a CrossFit, é aprimorar o entendimento da metodologia da CrossFit, fazer a programação dos WODs e sua implementação, além de melhorar a habilidade do coach de instruir os outros durantes os WODs. São os alunos que geralmente lideram alguns grupos e o aprendizado é mais baseado em discussão.

A apostila desse curso também pode ser obtida online e, para os mais entusiastas, pode ser uma grande forma de você tentar entender melhor a periodização do seu box.  Esse é o último curso geral oferecido pela CrossFit.

Os outros cursos são sobre assuntos específicos, seja de levantamento de peso olímpico, de ginástica, de remo, de mobilidade e até o mais novo curso oferecido sobre DUMBBELL.

 

Mas você deve estar se perguntando....e tem nível maior que 2?

 

Sim, mas aí não é um curso. É um título, uma certificação, que você conquista após preencher alguns pré-requisitos e realizar uma prova. 

 

Quando um coach fala que ele é Level -3, significa que ele é um treinador certificado pela crossfit. Ou seja, não apenas ele tem o level 1 e 2, ele também tem pelomenos 750 horas de aula dada em algum box nos últimos 5 anos e passou na prova exigida. Ou seja, é para um coach experiente que quer demonstrar um alto conhecimento sobre ser coach de CrossFit e suas habilidades. Ele tem que ter a competência e o conhecimento necessário para treinar os atletas de forma eficiente e segura. Para manter essa credencial, além de passar no exame, ele deve obter os chamados créditos de educação continuada que são obtidos fazendo os cursos da CrossFit, claro.

 

Quando um coach fala que ele é level 4, ele ganha o título de coach certificado pela CrossFit. Essa é uma avaliação de um dia inteiro da habilidade do treinador de ensinar os movimentos da CrossFit para um determinado grupo. Assim como o level 3, não é um curso, é uma prova mesmo, onde ele será avaliado em como ser coach por outros coaches. Passando por essa avaliação, o  coach Level 4 terá a maior credencial possível que a CrossFit dá.  Na própria página da CrossFit você verá que ainda tem um “em breve”. Logo,  sobre esse assunto....esperar para ver se em mais algum detalhe.

5 Exercícios que deveríamos tomar mais cuidado no CrossFit!

5 Exercícios que deveríamos tomar mais cuidado no CrossFit!

O Processo da CrossFit: o caso da fraude sobre lesões

O Processo da CrossFit: o caso da fraude sobre lesões