Olá.

Seja bem vindo ao nosso blog. Nós somos 4 viciados em CrossFit que resolveram se juntar pra contar pra você tudo que a gente sabe e curte! Esperamos que você goste!

Respeite o judge

Respeite o judge

Imagina você fazer algo por prazer, por amar o  esporte, por gostar de estar perto dos amigos e da comunidade. Legal, né? Agora imagina você em troca ser xingado, ameaçado e quase apanhar.  Não é tão legal, né? Pois é....mas é isso que os judges de muitos campeonatos estão passando.

Eu em particular nunca fui judge. Tenho um certo receio de ser, confesso. Mas já competi em competições locais aqui de Curitiba. E sim, já me senti prejudicado em competições e já reclamei muito com juiz. E já reclamei com a organização. E já fui até o headjudge. Sou desses bem chatos mesmo. Mas realmente gostaria de pensar que, ou esperar que, nunca fui grosso com um juiz. Sim, já fui ríspido...mas nunca xinguei, ameacei ou tentei algo pior.

O motivo disso é um sentimento que todos deveriam praticar mais (inclusive eu).: EMPATIA. Ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro. E falo isso em relação a organização, ao headjudge e ao juiz que está ali te avaliando. E conversando com algumas dessas pessoas eu realmente parei para rever algumas de minhas atitudes e PRÉ conceitos.

Em particular conversei com Marquinhos Paes (@marquinhospaes) que já foi headjudge de diversas competições. Uma das coisas que perguntei era sobre a seleção de judges que eles fazem lá na digital score. De acordo com ele, por mais que a organização sempre deseje juízes experientes, nem sempre é possível. Mas as instruções com os padrões de movimento são sempre passados com antecedência e repassados antes das provas. Não há uma profissão juiz de CrossFit. E para os campeonatos funcionarem bem, todos sabemos que precisamos deles. Em cada bateria, cada equipe precisa que o padrão de movimento seja bem avaliado.

E quem é juiz, então? Alguém como eu, você ou qualquer um que está competindo ou praticando CrossFit. Alguém cheio de boa vontade e que recebeu uma determinada instrução do headjudge e que ele tenta seguir da melhor forma possível. Cometerá erros? Claro! Está fadado a isso. Assim como você que está competindo, também cometerá. A decisão dele ou dela deve ser tomada na hora... e a diferença entre um rep ou no rep pode ser muito pequena.

Ben Bergeron, coach da Katrin Davidsdottir e do Mathew Fraser, em seu discurso sobre mentalidade de um campeão inclusive fala: foque no que está no seu controle. Erro de juiz está fora do seu controle. Sim, até nos Games ocorre erro de juiz. Nos regionais ocorre erro de juiz. Ninguém é perfeito! E nem o melhor dos juízes é capaz de acertar sempre. Como bem lembrou Marquinhos numa conversa comigo, somos o país do futebol e muitos erros são cometidos nesse esporte! Não deve ser surpresa para ninguém que ainda temos muito a evoluir num esporte novo como o CrossFit.

Como podemos melhorar essa situação? Em algumas competições gravações são feitas de forma que você possa fazer a reclamação com a organização e com o headjudge posteriormente. Isso é uma excelente iniciativa. Você pode até pedir para um amigo seu gravar toda a sua performance para ter certeza disso também. Depois delete o filme se achar que foi tudo certo. Mas ali você teria uma prova de tudo e pode resolver o seu problema com a organização tranquilamente.

Sabe o que não vai adiantar? Você xingar, ameaçar ou querer partir para cima de quem está tentando fazer o seu melhor, muitas vezes ganhando pouco, apenas para que você, QUE NÃO É UM ATLETA PROFISSIONAL E DIFICILMENTE GANHA A VIDA COM CROSSFIT, possa tentar se superar e dar o seu melhor e sim.....se divertir!!!! Por que esses deveriam ser seus objetivos, e não arrumar confusão com alguém que também está lá dando o melhor.

Alguns amigos meus judges são a favor de que todo atleta deveria ser judge uma vez na vida. Apenas para conhecer o outro lado. EMPATIA, lembra? Pensem nisso na próxima vez que forem competir. Pensem que poderia ser você cometendo um erro de arbitragem. E pense que se isso ocorrer, não é proposital. Nenhum judge deve estar ali com o claro objetivo de querer te ferrar. Então entre nessa campanha e respeite mais o judge. Aquele seu colega de esporte, membro da mesma tal comunidade CrossFit, que está ali para propiciar a você uma boa competição!

CrossFit Games 2017:  Individual Feminino

CrossFit Games 2017: Individual Feminino

O instagram dos classificados para o CrossFit Games

O instagram dos classificados para o CrossFit Games