Olá.

Seja bem vindo ao nosso blog. Nós somos 4 viciados em CrossFit que resolveram se juntar pra contar pra você tudo que a gente sabe e curte! Esperamos que você goste!

Quão balanceado é o seu LPO?

Quão balanceado é o seu LPO?

Apesar de não ter número certos, muitos treinadores trabalham com razões entre levantamentos e/ou agachamentos para detectar se há alguma falha de força ou técnica nos seus levantamentos. Essas razões são geralmente baseadas em dados coletados de levantadores de elite, que teriam tanto a sua técnica tanto de snatch quanto de clean and jerk sólidas, além de uma preparação de força específica e bem consolidada.

O site www.waxmansgym.com, analisando uma base de dados russos (ver link no final) chegou a seguinte conclusão:

  • O seu snatch deveria ser 80% do seu Clean and Jerk. Alguns autores diriam entre 78% e 82%, mas a ideia é a mesma.
  • O seu overhead squat deveria ser 105% do seu snatch.
  • O seu power snatch/clean deveria ser 80% do seu squat snatch/clean.
  • O seu backsquat deveria ser 135% do clean and jerk.
  • O seu front squat deveria ser 115% do seu clean and jerk.
  • O seu jerk deveria ser 105% do seu clean and jerk.

Se você procurar por outros blogs e autores, os números variam um pouco mas estão sempre mais ou menos de acordo com os postados aqui. Isso pode te dar uma ideia do que você precisaria melhorar seja em técnica, mobilidade e/ou força na hora de treinar para aprimorar os seus levantamentos.

De acordo com o preparador físico e treinador de levantamento de peso, Gustavo Api (@apigustavo), esses números são importantes pois o corpo nem sempre responde no seu melhor todo dia, sendo que seu PR de 100kg hoje pode não ser o mesmo amanhã ou depois, devido a fatores relacionados à fadiga, estresse, entre outros. Ter uma meta numérica nesses movimentos nos auxilia a traçar um objetivo a longo prazo, assim as razões nos permitem também verificar se estamos próximos de alcançar uma determinada marca/meta sem a necessidade do desgaste do movimento clássico de Snatch e Clean and Jerk, pois movimentos como Snatch Balance, Hang Cleans ou Hang Snatches, e as próprias variações de Squat possuem menor desgaste e dificuldade técnica, aprimorando uma fase específica de cada movimento, na qual o atleta pode apresentar falhas, o que aprimora o movimento ao todo.

O site ainda disponibiliza uma calculadora online para você incluir os seus valores de PRs de diversos movimentos e tenta, com isso, descobrir o problema com seus levantamentos e dizer onde você pode melhorar. Infelizmente, disponível apenas em inglês. Mas o link para essa calculadora é:


http://www.waxmansgym.com/calculator/

Vale a pena olhar lá e ver o que você precisa melhorar! Bons levantamentos!

 

Artigo sobre os valores por eles encontrados: http://www.waxmansgym.com/liftratios/

Erros no Jerk e como corrigi-los

Erros no Jerk e como corrigi-los

6 motivos por que eu faço CrossFit

6 motivos por que eu faço CrossFit