Olá.

Seja bem vindo ao nosso blog. Nós somos 4 viciados em CrossFit que resolveram se juntar pra contar pra você tudo que a gente sabe e curte! Esperamos que você goste!

7 Dicas para evitar abrir/rasgar a mão durante os treinos

7 Dicas para evitar abrir/rasgar a mão durante os treinos

Sabe aquela foto "bacana" que você posta com a mão aberta? Então...não é legal! Mas muitos crosfiteiros (não apenas você) possuem o hábito de postar essas fotos ou exibir suas mãos como símbolo de raça e orgulho, após aqueles wods que as castigam bastante. Especialmente após sessões com muitas repetições com Pull Ups, Chest to Bar, Toes to Bar ou Bar Muscle Ups. Mas será que não há realmente como evitar isso? Será que seria mesmo motivo de glória você sacrificar dessa maneira suas mãos a este ponto? Acreditamos que não.
 
A primeira coisa que você precisa entender é que suas mãos são seu instrumento de trabalho no CrossFit e danificá-las a este ponto pode implicar em vários dias seguidos de treino perdidos ou realizados  de forma limitada, afetando diretamente o seu condicionamento. Além disso, ainda expõe a parte sensível e aberta das mãos a uma porção de bactérias. Não duvide, se você continuar treinando, e muito provavelmente irá, e não cuidar direito do ferimento ele pode se tornar um local bem propício para essa proliferação, podendo até ocasionar graves inflamações, por mais limpo e higienizado que seu box seja.
 
Vamos listar aqui alguns cuidados, com base em nossa experiência que você pode tomar para diminuir as chances de você abrir e cuidar das suas mãos abertas (se inevitável), ficando, claro, a ressalva de que o melhor atendimento para estes casos, são dados pelos dermatologistas, que são profissionais habilitados para esse tipo de questão e sempre deverão ser consultados.
 
 
1. Hidratação  das Mãos
 Uma pele mais seca, obviamente está mais suscetível à quebra do que uma mais hidratada. Por isso, tente hidratar bem suas mãos, se possível diariamente a noite, com um creme normal para as mãos ou até mesmo umas gotas óleo de coco, que muita gente usa. E não me venha com essa de que é frescura. Apesar de você achar isso, ainda assim é mais inteligente do que ficar sem treinar, treinando limitado ou tomando banho quase chorando porque abriu a sua mão. Além disso, sabe aquele magnésio que você ama passar sem dó? Pois bem...ele resseca bastante a sua mão. Cuidado com uso exagerado.

 
2. Corte ou lixe seus Calos

Quanto mais salientes estiverem seus calos, maiores as chances deles descascarem e abrirem suas mãos. Suas mãos vão abrir exatamente na junção dos seus calos com a parte mais lisa da sua mão. Já divulgamos aqui e até fizemos vídeo ensinando como utilizar os chamados cortadores de calosidades. Eles são bastante práticos e acessíveis em termos de preço, mas você também pode utilizar uma simples gilete ou cortador de cutícula. Tome sempre cuidado com higienização do que utilizará para cortar. Não seja descuidado e use algo enferrujado, por exemplo. Seria bom ainda você utilizar pedra pomes ou lixa de pés para diminuir o tamanho dos calos, isso também pode ajudar.
 
O melhor momento, claro, é depois do banho quando sua pele está macia e limpa.
 
3. Uso Grips ou Luvas
Já escrevemos aqui sobre o uso de grips ou luvas como forma de proteger as mãos, especialmente quando os movimentos aparecem com muitas repetições. É claro que é muito pessoal e cada um possui suas preferências e se adapta mais ou menos ao modelo ou tipo. Utilizar um desses acessórios, contudo, diminuirá o atrito direto com a sua pele e, por óbvio, reduzirá os danos ou até mesmo evitará que você abra suas mãos. Leia nosso artigo a respeito e entenda um pouco mais sobre os tipos e uso.
 
Há os que são puristas e não se adaptam com nada. Neste caso, apenas frisamos mais uma vez que o magnésio, que tanto amamos, resseca a pele e potencializa as chances de você abrir as mãos.
 
4. A forma de segurar a Barra
A forma como você segura a barra, durante movimentos como pull up ou toes to bar, por exemplo, podem aumentar o atrito e gerar bolhas que em seguida irão rasgar e abrir suas mãos.
Há coaches que recomendam que você posicione a barra no vinco da mão, ou seja, onde a palma se encontra com os dedos, pois pocioná-la no centro da palma empurra o excesso de pele no vinco e aumenta as chances de geração de calos e bolhas.
Outra dica de alguns coaches é a posição do seu polegar, se ele estiver envolvido na barra, ao invés de posicionado ao lado do seu dedo indicador, gera um aperto neutro que estabiliza melhor o movimento e reduz o atrito. Além de que, essa pegada impede que você escorregue e caia da barra e a gente poste o seu vídeo aqui.
Consulte seu coach a respeito da maneira mais segura, eficiente e menos agressiva às mãos de segurar a barra, o que também poderá te ajudar.
 
5. Aparecimento de Bolhas
Mesmo tendo feito tudo isso, ou não, apareceram as bolhas. Furo ou não furo? É sempre uma dúvida. Em casos graves, claro, procure atendimento médico e ele dará a melhor orientação.
Mas se não for tão grave, é claro que manter uma camada de pele ajudará a manter a área limpa e evitará infecções. Então se você pode descansar a área afetada por alguns dias, seria interessante não furar. Se a bolha aparecer no meio do treino, mude o movimento ou tente cobrir com bandagens ou fitas especiais.
 
Agora se suas atividades diárias não permitem que você deixa a área da bolha em repouso, fure, primeiramente procurando atendimento em ambulatório.
 
6. Proteção da Área e Cicatrização
Uma vez abertas as mãos, você deverá, para tratameno e cicatriação, como primeira opção você deverá procurar atendimento médico. Se não for possível, há algumas opções de pomadas disponíveis no mercado, inclusive, específicas para este tipo de machucado em crossfit, que poderão te ajudar. Além disso, procure proteger a área, especialmente se você for continuar treinando. Utilize primeiro um band-aid e outras fitas indicadas para isso, para que atue como segunda pele e proteja da fricção a área afetada.
 
Mas lembre-se, nada será mais recomendável, eficiente e seguro do que atendimento médico especializado.
 
7. Saiba quando descansar suas mãos
Está com a mão aberta, viu o wod do dia e terá que usar muito, de forma que afetará seu desempenho. Não seja teimoso e não deixe o ego te fazer de bobo, descanse suas mãos, faça outro movimento. Ao insistir em movimentos que irão causar atrito com área afetada, você poderá agravar o machucado e demorar ainda mais pra se recuperar. Por isso seja, esperto e saiba quando se preservar.
 
A sua evolução depende do quanto você se dedica sim. Mas seja inteligente que às vezes uma parada agora é vital para uma evolução mais rápida no futuro.

Doping no CrossFit: 5 atletas suspensos por 4 anos

Doping no CrossFit: 5 atletas suspensos por 4 anos

Review do lifter da Foost Fitness

Review do lifter da Foost Fitness