Multicampeão dos CrossFit Games banido por 4 anos

Multicampeão dos CrossFit Games banido por 4 anos

Demos a notícia já no final da noite de ontem, 07 de Novembro, que mais 5 atletas haviam sido banidos dos Games por causa de doping, entre eles estariam dois brasileiros. Para a comunidade internacional, contudo, a surpresa veio com o nome de Shawn Ramirez. Isso por que Shawn foi campeão da categoria Master 40-44 anos nos CrosFit Games de 2014 a 2017 e em segundo este ano, seu último ano nessa categoria de idade.

De acordo com o site da CrossFit, ele foi pego por metabólitos de GW1516 - um modulador de metabolismo e por Ostarina - um agente anabólico. Em seu Instagram, Shawn nega ter usado as substâncias.

Em um post ontem mesmo em sua conta no Instagram (@shawn_theram) ele alega que o que foi medido de cada substância foi muito baixo, 0.02 ng/ml e 0.03 ng/ml, e que isso viria na verdade de contaminação dos produtos que usa. Os produtos que ele usa são os mesmos usados nos últimos 5 anos que ele havia competido e sempre foi testado (todos atletas de pódio são testados). Portanto, ele considera que deve ter havido contaminação, talvez até proposital dos produtos, para que as empresas acabem vendendo mais por que eles “funcionariam melhor”. Ainda de acordo com seu post, os produtos ainda estão sendo testados e a CF não deu tempo para sair a resposta dos mesmos.

Emilly Aboott recebeu a punição este ano também por uma dosagem bem baixa e alegou que seu noivo estava tomando o produto e a contaminou. Contudo, a CrossFit não aceitou o recurso. 

Recentemente, Anderson Silva também foi suspenso pela WADA por causa de doping. Ele conseguiu, posteriormente, provar que era por contaminação na farmácia de manipulação. Vale salientar, contudo, que a organização diminuiu sua suspensão para 1 ano, alegando que ele deveria ser mais cuidadoso de qualquer maneira com o que toma.  

É esperar para ver o desenrolar dessa história! 

Brazil CrossFit Championship oficializa regra para times

Brazil CrossFit Championship oficializa regra para times

Brasileiros pegos no antidoping

Brasileiros pegos no antidoping