Analisando os resultados do WODs 1 e 2 do Age Group Online Qualifier (Crossfit Games)

Analisando os resultados do WODs 1 e 2 do Age Group Online Qualifier (Crossfit Games)

O que aconteceu?

Nessa última 2a feira, os atletas das categorias Masters e Teens terminaram a 2a fase classificatória para o CrossFit Games, conhecida como Age Group Online Qualifier. Se quiser mais informações sobre o que é o AGOQ, leia nosso artigo sobre o evento aqui. Resumidamente, o AGOQ é um evento parecido com o Open onde 3200 atletas precisam completar 4 WODs em 4 dias e os 20 melhores de cada categoria por idade se classificam para o CrossFit Games.

Beleza, entendi. E ai? Como foi?

Para realizar a análise, a gente separou os WODs em RX e Scaled. RX são aqueles das categorias Teens 16-17 e Masters 35-34. Porque? porque eles fizeram o mesmo WOD.

No total 1644 atletas completaram os WODs RX.

WOD1

For time:
4 thrusters 135/95
1 15-ft. rope climb
8 thrusters 135/95
2 15-ft. rope climbs
12 thrusters 135/95
3 15-ft. rope climbs

Time cap: 10 minutes

Os Atletas homens que se classificaram para o Games, em média terminaram esse WOD em 2:03 minutos, porém o atleta mais lento se classificou com o tempo de 3:05. Oitenta porcento terminou o WOD com um tempo melhor que 1:58 e somente 7 atletas não terminaram. 

As atletas mulheres que se classificaram para o games, em média, terminaram o WOD com 2:40 e a atleta mais lenta se classificou com o tempo de 4:25. Oitenta porcento terminou com o tempo melhor que 2:40 e somente 13 não terminaram o WOD.

Vale ressaltar que essas médias incluem atletas nas divisões RX e que, dentro desse grupo, existem mais atletas acima de 40 anos de idade do que atletas com menos de 40 anos.

Fig. 1: WOD 1 Resultados RX

Gráfico com a performance no WOD 1 de todos os atletas homens e mulheres nas categorias Teen 16-17 e Masters 35-54. As marcações representam a média do resultados dos atletas que se classificaram para o Games. As linhas pontilhadas mostram o resultado do último atleta classificado.

 

WOD 2

4 rounds for time of:
25 chest-to-bar pull-ups
5 cleans 245/170
Time cap: 15 minutes

Na figura 2 abaixo você verá de imediato uma grande diferença nos resultados.

Existe uma diferença de 6 minutos entre o resultado médio de um atleta classificado e o resultado do pior atleta classificado. OS piores atletas homens terminaram com até 16:13 e as atletas mulheres com até 16:35. Como existe um time cap de 15 minutos, o tempo dos atletas foi convertido para manter uma consistência no resultado. Ao todo 787 atletas nao terminaram o WOD.

Aqueles que conseguiram terminar o WOD no limite do time cap ficaram entre os 40% melhores.

Fig. 2: WOD 2 Resultado RX

WOD2.jpg

Gráfico com o resultado do WOD2 de todos os atletas homens e mulheres nas categorias Teen 16-17 e Masters 35-54. As marcações de tempo mostram o tempo médio que os atletas classificados para o Games levaram para terminar o WOD. As linhas pontilhadas mostram o resultado do último atleta classificado.

 

Mais alguma coisa?

Veja aqui mais alguns dados interessantes.

  • O melhor resultado entre atletas masculinos e femininos, no WOD3, foi registrado pelo atleta de 16 anos, Dalllin Pepper e pela atleta de 17 anos Haley Adams.
  • A atleta de 40 anos, Ana Caldas, empatou em 1o lugar geral, comparando com todas as outras categorias,  no WOD 1 com um tempo de 1:43.
  • Outra quarentona(42 anos), Helen Harding, levou o record de melhor tempo para o WOD 4. Ela também será a atleta mais velha, esse ano, competindo nos Regionals que começarão em algumas semanas. 

 

Fonte: The Morning Chalk Up

Review do Everlast Climber

Review do Everlast Climber

Entenda um pouco mais sobre Crossfit Regionals

Entenda um pouco mais sobre Crossfit Regionals