A desclassificação da Hangar 193

A desclassificação da Hangar 193

Seriam 8 times brasileiros na disputa pela vaga nos regionais da América Latina. Nós noticiamos aqui quais seriam os times e quais seriam os atletas que competiriam esse ano. Contudo, algo nos chamou atenção quando o time Hangar 193 Brazilian Hurricane estava como não mais chamado aos regionais desse ano.

O motivo da desclassificação é simples. Para formar um time, é preciso que todos os atletas daquele time treinem pelo menos 3 vezes por semana na mesma box desde 1 de Janeiro daquele ano. Veja bem, não é nem filial, é exatamente no mesmo local físico. E isso pode ser provado por fotos tiradas de treino e posts em redes sociais. E isso vale para todos os atletas que pontuaram para que o time estivesse ali, classificado. Não precisaria necessariamente ser apenas os atletas que iriam para os regionais. Isso por que o nome da competição é Affiliate Cup, ou seja, a melhor afiliada de CF do mundo. Não "o melhor time de CrossFit" do Mundo.

O que acaba acontecendo, e é muito comum, é que as boxes reúnem os seus melhores atletas para formar um time. Se isso for feito, com todos os atletas treinando 3 vezes por semana naquele box, não teria problema. Mas esse não foi o caso. Quando indagamos a Hangar 193, eles nos responderam que alguns atletas, que especulamos que seriam os atletas do Pará, não estavam mais conseguindo ir para os treinos em São Paulo depois do Open. Sendo incapaz de provar que o time todo treina no mesmo lugar, e considerando que houve denúncia para a CF das irregularidades, a Hangar 193 foi desclassificada esse ano. Mas como foi em cima da hora, a CF também decidiu não convocar o time da Vittoria CrossFit, que seria o próximo da lista.

Veja a resposta que a Hangar 193 deu para HugoCross sobre a desclassificação via denúncias à CrossFit:

"Boa Tarde! Soubemos que houveram algumas denúncias sim. Eles nos pediram fotos de alguns atletas para comprovar que treinam no mesmo box. Seguimos as orientações e enviamos fotos. No entanto a regra da CrossFit exige que estejam treinando desde de 1o de Janeiro, no mínimo 3x na semana e nem todos os atletas tinham fotos suficientes. Também prejudicou a comprovação o fato de que alguns atletas, após o final do open, pararam de vir com tanta frequência para São Paulo.

Sabemos que isso é uma prática comum de vários times, inclusive no Brasil, onde se reúnem atletas de box diversos para formação de times. Dentro de nossas possibilidades fizemos o possível para cumprir as regras, mas pela vaga resposta da CrossFit não apresentamos documentação suficiente.

Acatamos a decisão da CrossFit sem contestar, apesar de entendermos que foi feita em momento inoportuno (há menos de 2 semanas da competição) e que a regra deveria ser aplicadas a todos.

Renata Pimentel está fora dos Regionais

Renata Pimentel está fora dos Regionais

Recapitulando os Europe Regionals

Recapitulando os Europe Regionals