Brasileiros pegos no antidoping

Brasileiros pegos no antidoping

A notícia acabou de ser divulgada no site da CrossFit! Veja aqui: https://games.crossfit.com/article/athletes-breach-drug-policy/games

Sim, infelizmente temos que dar essa notícia. Os dois brasileiros que pegaram pódio nos Regionais da América Latina foram pegos por uso de substâncias que aumentam a performance: André Sanches e Vivian Aiello Bonfim.  Ambos foram suspensos por 4 anos.

A informação da desclassificação veio há algum tempo ao aparecer que os dois brasileiros haviam sido desclassificados. Além disso, em seu artigo sobre atletas que haviam caído no exame antidoping tinha a frase que dizia: "There are additional athletes who have been notified of a banned substance violation; ou seja, haveria mais atletas que foram notificados pela violação de substâncias banidas pela CrossFit. Infelizmente nessa lista, tem os dois brasileiros. O motivo real da desclassificação, contudo, só veio agora.

Apesar de não estar ligada a WADA, a organização mundial de combate ao doping, ela está ligada a Drug Free Sport, que tem a NBA entre seus clientes. E tem como lista de substâncias proibidas as mesmas prescritas pela WADA. Apesar das críticas frequentes, é notório o aumento do combate da CrossFit contra o uso dessas substâncias, e o aumento ano após ano de pessoas pegas nos exames.

A atleta Vivi Aiello foi pega pelo uso de metabólito de estanazolol*, um esteroide anabolizante. O atleta André Sanches foi pego por epimentendiol, metabólito de metandienone (cujo nome mais forte seria do anabólico esteroide seria  Dianabol), ostarina  e o LGD4033 - outro agente anabólico.

Além deles, os atletas Fábio Botteghi, Kelli Holmz e Shawn Ramirez também foram suspensos. Apenas a atleta Kelli Holm recebeu dois anos de suspensão após o recurso. 

 

*Erramos: estava apenas stanozolol, e o correto era metabólito de estanoz

 

 

Multicampeão dos CrossFit Games banido por 4 anos

Multicampeão dos CrossFit Games banido por 4 anos

Qualifier do Brazil CrossFit Championship

Qualifier do Brazil CrossFit Championship