Cuidados ao assistir os CrossFit Games 2018

Cuidados ao assistir os CrossFit Games 2018

Já noticiamos a volta do CrossFit Total aqui. Para quem não sabe, essa prova envolve um PR de Back squat, PR de Deadlift e PR de shoulder press. E por que devemos ter cuidado ao assistir essa prova? Para não achar que o que eles vão fazer, a gente pode reproduzir.

Provavelmente a execução desses movimentos não vai ser bonita. Muitas costas curvando no DL, muitas lombares sendo abusadas no shoulder press e por ai vai. Em particular, o shoulder press foi eliminado das competições olímpicas por causa da quantidade de lesões na lombar dos atletas de levantamento. E você pode argumentar...mas Hugo, em PR a forma nunca é a mais bonita. E você teria razão em falar isso. Mas nós devemos sempre priorizar a forma e a execução perfeita acima de tudo.

Os que farão essa prova em Madison são atletas profissionais e devem ter uma força de core muito maior do que uma pessoa normal tem. Ou seja, eles tem o abdome e as costas fortes o suficiente para dar o suporte que a coluna precisa para manter o corpo estável. O que eles fazem perdendo um pouco a forma para ganhar posições pode não prejudicá-los a ponto de se lesionarem. O mesmo não pode ser dito em relação ao que pode acontecer com você se você se empolgar.

Eles não estão ali para fazer os movimentos de forma perfeita e impecável, eles estão ali para ganhar os CrossFit Games. Então, em tudo que vocês assistirem e não apenas nessa prova, tenham em mente que a vida deles e o trabalho deles é aquilo, o seu não.

 

Contribuiu para este artigo o Coach Alberto Neto: headcoach da CrossFit Pravatti e Coach de atletas como Anita Pravatti, Susana Etto entre outros atletas TCB. 

Road to the Games 2018 - Pablo Chalfun

Road to the Games 2018 - Pablo Chalfun

Prova 5 - Campo de batalha

Prova 5 - Campo de batalha