Como alcançar seus objetivos em 2019

Como alcançar seus objetivos em 2019

A vida de um crossfitter não é fácil. São movimentos ginásticos, de levantamento de peso olímpico, de powerlifting, monoestruturais...enfim, são muitos movimentos a aprender e ainda ter que lidar com o cardio que muitos de nós não temos. Se tornar um Rx não é fácil. Tem que saber fazer todos os movimentos mais complexos e ainda levantar muita carga. Por isso, dificilmente um atleta limpo se torna Rx nos primeiros anos de treino. Requer tempo e dedicação. Mas traçar obvjetivos REAIS e POSSÍVEIS anualmente pode ser uma boa estratégia.

Por exemplo, se seu PR de snatch for de 60 kgs, traçar um objetivo de 100 kgs de snatch para esse ano pode ser ousado demais e se tornar frustante. O mesmo para aquela pessoa que faz pull up de elástico e já quer fazer um ring muscle up. Apesar de serem seus desejos maiores, trace objetivos realistas que, por vezes, você pode até se surpreender com a melhora. Mas mesmo para fazer os objetivos reais serem alcançados, algumas atitudes são necessárias. Para nos ajudar a escrever esse artigo, convidamos o coach Alberto Neto (@teamalbertoneto), headcoach da CrossFit Pravatti (@crossfitpravatti) e membro do CrossFit Level 1 Seminar Staff:

1. Calma

Iniciar o ano achando que seus objetivos vão ser construídos rapidamente é uma ilusão. Por exemplo, se seu objetivo é aprender double under e você começa a treinar uma hora por dia todo dia o DU, o que pode acontecer? Você pode aprender ou até mesmo ganhar uma canelite que te impeça de praticar durante meses. Então tome cuidado nos seus objetivos para não sobrecarregar seu corpo em um ponto específico e acabar te lesionando. Você tem tempo, estamos no início do ano.

2. Foque no que quer aprender

Aqui é importante você conversar com seu coach. Se você quer fazer chest to bar, por exemplo, mas não tem força ainda, faça séries de força de pull up strict. Mas para isso, seria bom ter uma noção com o seu box sobre a periodização do mesmo. Isso faz com que você não treine pull up em um dia e no dia seguinte tenha ele de novo no treino. Mas é importante focar no que você mais precisa. Como são muitos movimentos, às vezes a sua deficiência particular pode demorar para ser tratada nos treinos. Então você vai ter que ir além. Mas cuidado, menos é mais. Não queira focar em tudo ao mesmo tempo e fazer um monte de coisa a mais que você corre mais risco do que ganha em benefícios. Na maioria das vezes a aula bem feita aliada a 10-15 minutinhos do seu dia pode ser o suficiente. Volte ao ponto 1 e leia de novo se precisar entender o por quê.

3. Disciplina

Se você quer algo, você vai ter que buscar esse algo. E nem sempre isso é fácil. Portanto, fazer por uma semana, um mês ate pode não ser suficiente. Você vai ter que se disciplinar a sempre fazer os treinos extras e os estudos para alcançar seus objetivos. Isso às vezes pode ser bem chato, exigindo que você volte aos básico e treine muita técnica antes de chegar onde pretende. Se quer fazer um snatch de 100 kgs mas não tem muita mobilidade, por exemplo, isso pode ser tornar limitante. Então treino de mobilidade diariamente seria essencial para você. Você tem disciplina para isso?

4. Persistência

Pode ser altamente frustante você estar há tempo tempo no quase e nunca conseguindo fazer o muscle up. Mas desistir não pode ser uma opção. Você tem que aprender que às vezes uns movimentos demoram mais que outros e para pessoas diferentes com backgrounds diferentes. Por isso não se fruste se demorar para você alcançar seu objetivo. Se você nunca tentar não vai conseguir mesmo. Se você desistir, não vai conseguir mesmo.

5. Divirta-se

Lembre-se, o objetivo do CrossFit é melhorar a sua qualidade de vida. Não deve ser um pesar e nem virar Rx deve ser seu objetivo de vida (a não ser que você queira competir, aí é outra história). Por isso curta o processo. Quem sabe até não convidando um amigo para ser parceiro nessa trajetória? Às vezes você é bom em um movimento que seu amigo quer aprender e seu amigo é bom no que você quer aprender. Una o útil ao agradável e ajude-o e seja ajudado nessa emprestada de ano novo no CrossFit. Por vezes esse estímulo é o que faltava para você conseguir fazer o que queria.

Portanto é hora de focar! Boa sorte e bons treinos!

O que muda no CrossFit Games 2019?  Regulamento Oficial Publicado

O que muda no CrossFit Games 2019? Regulamento Oficial Publicado

Crossfit.com de cara nova

Crossfit.com de cara nova