O que muda no CrossFit Games 2019?  Regulamento Oficial Publicado

O que muda no CrossFit Games 2019? Regulamento Oficial Publicado

A sede da CrossFit lançou o tão esperado Livro de Regras, o  regulamento oficial do CrossFit Games de 2019 , que terá que ser relido com muito cuidado. Foram muitas as modificações, então vamos com calma e por partes e vamos tentar explicar cada mudança para vocês. Muitas ocorreram até antes do Livro de Regras sair.

Segue abaixo um resumo das mudanças, caso queira ver o livro completo em inglês, pode ler aqui  aqui .

O que muda para atletas que vão competir o Individual?

Como se classificam?

Como anunciado anteriormente, o livro de regras confirma que os campeões nacionais de cada país, ou seja, o melhor de cada país classificado pelo o Open, serão classificados para os CrossFit Games. Um país está apto a mandar um atleta se tiver uma box afiliada até o final das inscrições para o Open.

Além deles, os 20 melhores homens e 20 mulheres em todo o mundo no Open se classificarão. 

Além disso, o atleta masculino / feminino vencedor de cada um dos 15 eventos sancionados para 2019 receberá um convite para competir nos CrossFit Games.

Por fim, até 4 atletas individuais podem receber ofertas para os Jogos a critério da CrossFit Inc.

Ordem de prioridade

Há uma hierarquia nos convites que serão enviados pela CrossFit. Vamos tentar nos fazer entender.

1) Primeiro são convidados os campeões nacionais. Se eles não aceitarem, sua vaga não passará para o segundo lugar.

2) Depois são convidados os 20 primeiros do Open no mundo tanto no masculino quanto no feminino. Se um desses foi campeão nacional, a vaga vai para o próximo colocado (21o, 22o e por ai vai).

3) Por último são convidados os vencedores dos sanctionals, os eventos sancionados pela CrossFit, como o Brazil CrossFit Championship. Se um deles se classificou por uma das duas possibilidades anteriores, o segundo colocado do sanctional é chamado. Se a pessoa ganhou mais de um sanctional, o segundo colocado do evento mais recente será convidado.

Vale lembrar que a partir de 2020, o Open vai ocorrer em Outubro do ano anterior, antes do início dos sanctionals. Por isso esse ano os convites de todos os competidores acontecerá após o Open, mesmo já tendo ocorrido algum sanctional. Para facilitar vamos usar um exemplos e os vencedores do Dubai CrossFit Championship, Mat Fraser e Sam Briggs, ambos já classificados para os Games 2019.

  • A Sam Briggs já confirmou a sua presença também no evento Australia CrossFit Championship (AusCC). Se ela ganhar também este evento, a segunda colocada do AusCC, e não Jamie Green, segunda colocada em Dubai, receberá o convite para os Games.

  • Se o Mat Fraser for o campeão nacional dos EUA, Bjorgvin Karl Gudmundsson, segundo colocado em Dubai vai receber o convite. A não ser, claro, se o Fraser competir e ganhar outro Sanctional.

  • Se a Briggs termina entre as 20 melhores atletas do Open, a segunda colocada do sanctional mais recente que ela ganhar vai ser convidada.

  • Se um atleta se classificar pelos 20 melhores do Open mas declinar o convite ou for por equipe, o próximo colocado será chamado.

  • Se um atleta for campeão nacional e declinar ou for por time, o segundo colocado NÃO será chamado.

No caso de Campeão Nacional há regras a mais que devem ser mencionadas:

1) O que importa é a nacionalidade do atleta e não onde ele treina.  Atletas com dupla cidadania podem escolher o país que representarão, mas só podem competir por um. Por exemplo: um cidadão brasileiro que também tem cidadania Sérvia, pode escolher competir pela Sérvia e não pelo Brasil.

2) Para ser elegível para avançar para o Games, os atletas devem completar todos os eventos do Open na forma Rx, assim como submeter o resultado antes do deadline. Também como um lembrete, para ser elegível, um atleta deve ter usado um juiz registrado para to dos os eventos do Open ou enviar um vídeo para validação de pontuação.

O que muda na classificação para equipes?

Uma equipe de 2 homens e 2 mulheres só pode receber convites para o Games vencendo um evento sancionado. Os atletas da equipe não são obrigados a fazer o Open. O CrossFit Italian Showdown é o único evento sancionado que não terá uma competição por equipes, então haverá 14 equipes convidadas para o Games a partir de eventos sancionados em 2019 .

Uma vez que um time receba oficialmente seu convite da CrossFit, ele receberá sete dias para enviar a lista de até seis atletas para o Games. Exclusivo para 2019, todas as equipes que ganharem um convite antes do Open serão obrigadas a declarar uma lista somente após a conclusão do Open. A lista incluirá os 4 atletas que ganharam o sanctional, e até 2 suplentes, 1 masculino e 1 feminino. Uma vez que a lista é submetida, a equipe só pode selecionar 4 desses seis atletas para montar sua equipe .

Uma vez que a equipe tenha se registrado para os Games com os seus 4 atletas, se um deles desistir, a equipe não poderá fazer nenhuma outra alteração.

E se o membro da equipe também se classifica na categoria individual?

Se a equipe, sem este membro, ainda conseguir enviar 2 homens e 2 mulheres dentre os 6 nomes enviados à CF, eles ainda podem competir usando um dos substitutos. Se vários atletas em uma equipe decidirem competir como individuais, e a equipe não puder colocar em campo uma equipe completa de 4 atletas a partir da sua lista de inscritos, eles não poderão competir nos Games.

O Open

Merece atenção o seguinte:

1) Você não é mais obrigado a competir no Open. Nenhum atleta que receber o convite será desclassificado por não fazer o Open. Mas a posição nas baterias vai ser decidida pela sua colocação no Open. Então se você não quer ficar nas primeiras baterias dos Games, é melhor ir bem no Open.

2) Não há nenhuma vantagem para um atleta de equipe em competir no Open.

3)  O equipamento listado para uso aberto este ano menciona explicitamente um remador Concept2. Se você se lembra, no ano passado muitos tiveram problemas por usarem a marca  Xebex.

4) Se um gerente de um box afiliado aprovar um treino não realizado em sua afiliada, esse afiliado perderá a capacidade de validar as pontuações para o restante da temporada e, potencialmente, nos próximos anos.  Então garanta que o atleta fez o WOD no seu box!

5) O Atleta que achar que tem uma pontuação em um evento do Open que ficará entre as melhores, poderá enviar o vídeo o até às 17 horas (horário do pacífico) de sábado e ele será avaliado até às 17 horas de domingo (também no horário do pacífico). Apenas os 30% melhores resultados serão avaliados. Se você está na dúvida da validade do seu vídeo, portanto, haverá tempo para refazer se a CF negar o seu vídeo.

6) Os 40 melhores atletas individuais em todo o mundo e os 5 melhores indivíduos de cada país poderão ser solicitados a fornecer vídeos de um ou mais de seus eventos. Infelizmente, ainda não é dessa vez que todos os vídeos serão analisados pelo staff da CrossFit. 

7) Prova de cidadania para campeões nacionais será exigida após a abertura e antes de ser notificado sobre a classificação.

8) Os vídeos serão solicitados no dia 28 de Março e os atletas terão até 01 de Abril para submeter o vídeo. O vídeo pode ser o original do Open ou um refeito pelo atleta. Os vídeos serão vistos até 29 de Abril e os convites serão enviados até 01 de Maio.

Categorias Master e Teens

 Continua muito parecido. Os atletas da faixa etária ainda competirão no Open por uma chance de competir no Age Group Qualifier Online , e a partir daí a chance de se classificar para o Games. Os 200 melhores atletas em cada divisão no Open ainda se qualificarão para o  Age Group Qualifier Online. Há uma mudança no número total de atletas que se classificarão para o Games em cada divisão.

Apenas 10 atletas em cada divisão ganharão um lugar no Games.

 O campo da faixa etária foi cortado pela metade a partir de 2018, onde 20 atletas em cada divisão ganhavam uma vaga no Games. 

Também a partir de 2019, o Open não será usado como pontuação no online qualifier. Ou seja, os 200 atletas classificados para o online qualifier começarão com a mesma pontuação, zero. Será uma nova competição.

CrossFit Games

Temos poucas informações ainda. Não se sabe se haverá etapas classificatórias, se os melhores do Open podem pular etapas, ou algo assim. Mas se sabe que, de fato, apenas os melhores vão para a última fase de competição dos CrossFit Games.

A premiação dos atletas sofreu algumas mudanças. O prêmio em dinheiro para o segundo lugar aumentou de US $ 100.000 para US $ 115.000. O prêmio em dinheiro para as equipes também aumentou em US $ 10.000 para a segunda e terceira geral e US $ 5.000 para as equipes de quarto e quinto lugar. Nenhuma mudança no prêmio em dinheiro foi feita para vencedores individuais ou de equipe, ou atletas Masters ou Teens.

Política de Testes de Drogas

Como nos anos anteriores, o teste de drogas dentro e fora da competição será tratado pela CrossFit Inc. de acordo com a Política de Testes de Drogas.

 Vale ressaltar algumas coisas:

  •  Os atletas que fazem parte do pool de testes registrados estarão sujeitos a testes “a qualquer momento, sem vencimento, até que sejam removidos do pool de testes pela CrossFit Inc.”

  • Os atletas do grupo de testes serão obrigados a fornecer informações trimestrais.

  • Todos os atletas individuais e todos os membros de uma equipes que ganharem um convite, ou que se classificarem para o CrossFit Games, serão testados. Ou seja, pelo que entendi, até os campeões nacionais serão testados. Mas como é muita gente, vamos ter que esperar para ver.

  • No que diz respeito ao teste fora de competição: “Todos os atletas registrados, tendo assinado eletronicamente o formulário de consentimento para teste de drogas como parte do processo de registro, estão sujeitos a testes não anunciados, dirigidos ou aleatórios fora da competição, 365 dias por ano, a qualquer momento e qualquer lugar. As seleções dirigidas serão feitas exclusivamente a critério da CrossFit Inc. Seleções aleatórias podem ser geradas eletronicamente para um grupo de atletas selecionados pela CrossFit Inc. ”
    Ou seja, Isto significa que TODOS os atletas podem ser testados com notificação ZERO, a qualquer hora, em qualquer lugar, sangue ou urina.

Política para transgêneros

Completamente novo para 2019 é a política de transgêneros. Atletas transgêneros são incentivados a ler os detalhes completos sobre a política e participar da competição. Veja o regulamento na íntegra:

“Se o gênero que um atleta seleciona para competição do Open for diferente de seu gênero no nascimento, ou o que foi listado anteriormente no site do CrossFit, então o gênero selecionado deve corresponder ao sexo diário do atleta e o atleta deve ter obtido documentos civis como carteira de identidade ou de motorista.”

O acima é verdadeiro e requerido para os homens transgêneros (feminino para masculino), competindo em qualquer fase posterior da competição.

No entanto, para as mulheres transexuais (masculinos para femininos) há requisitos adicionais, conforme listado no livro oficial de regras:

1) Os atletas devem, antes de competir no Online Qualifier ou confirmar sua participação no Games, entrar em contato com support@crossfitgames.com para receber um Formulário de Declaração a ser preenchido, declarando que sua identidade de gênero é feminina. Essa declaração não pode ser alterada, para qualquer finalidade esportiva, por um período mínimo de quatro anos.

2) Os atletas devem demonstrar que seu nível total de testosterona no soro está abaixo de 10 nmol / L por pelo menos 12 meses antes de sua primeira competição CrossFit (com a exigência de um período mais longo baseado em uma avaliação caso a caso confidencial pelo CrossFit , considerando se 12 meses é ou não um período de tempo suficiente para minimizar qualquer vantagem na competição das mulheres).

3) O nível total de testosterona do atleta deve permanecer abaixo de 10 nmol / L durante o período desejado de elegibilidade para competir na categoria feminina.

4) As informações fornecidas pelo atleta nas seções (i) - (iii) acima serão revisadas pela CrossFit, que determinará, a seu exclusivo critério, se o atleta poderá participar como uma mulher.

5) A conformidade com esses requisitos pode ser monitorada pela CrossFit por meio de testes adicionais. Em caso de não conformidade, a elegibilidade do atleta para competição feminina será suspensa por 12 meses. Um relatório em competição de um nível total de testosterona ≥ 10 nmol / L, sujeito à seção 6.04, resultará na desqualificação dos resultados daquela competição e no retorno de qualquer premiação em dinheiro ou prêmios. ”

Há exceções em potencial aos requisitos listados acima que merecem atenção especial. Aconselhamos verificar o livro de Regras oficial ou entrar em contato direto com o suporte da CrossFit support@crossfitgames.com.

Se prepare para assistir o Wodapalooza.

Se prepare para assistir o Wodapalooza.

Como alcançar seus objetivos em 2019

Como alcançar seus objetivos em 2019