Problemas de pele no CrossFit: rugas de expressão, como evitar, como tratar?

Problemas de pele no CrossFit: rugas de expressão, como evitar, como tratar?

As rugas ou linhas de expressão são marcas causadas pela movimentação repetitiva e prolongada dos músculos do rosto. No início surgem as rugas dinâmicas, que só aparecem com a expressão. Esse é o momento de iniciar a prevenção. Com o tempo, essas rugas vão ficando marcadas definitivamente mesmo quando você não está sorrindo ou movimentando a testa: são as rugas estáticas, muito mais difíceis de tratar.

No Crossfit essas rugas são muito comuns. Quem nunca viu alguém fazendo careta ao bater um PR? Como na foto que ilustra essa matéria.

MANEIRAS DE EVITAR AS RUGAS DE EXPRESSÃO

 1 – USE PROTETOR SOLAR: o sol é um vilão no envelhecimento da pele. Pense em um jogador de vôlei de praia ou surfista e note como são envelhecidos precocemente e possuem muitas rugas.

caminhoneiro.jpg

Na foto acima, o caminhoneiro não se protegeu com protetor solar por 30 anos: mais rugas à esquerda, onde houve maior exposição solar

2– DURMA DE BARRIGA PRA CIMA: dormir de bruços ou de lado provoca as “sleep lines”: linhas de dormir ou rugas posicionais. Por ficarmos na mesma posição por horas ao dormir, a pele se dobra e isso se repetindo por anos acaba formando rugas definitivas, verticais. Vemos muito mais em um lado do rosto e no colo.

3 – USE ÓCULOS: Nunca se esqueça de usar óculos de sol. Com a claridade excessiva, apertamos os olhos e se formam os pés de galinha. Da mesma forma surgem as rugas ao redor dos olhos daqueles que tem problema de visão e não usam óculos de grau corretamente.

4 – PARE DE FUMAR: o tabagismo provoca alteração estrutural e diminuição de colágeno da pele, além das rugas formadas ao redor da boca pelo ato repetitivo de fumar.

gemeas.jpg

Na foto acima temos gêmeas com 65 anos de idade: a da esquerda não fuma e a da direita é fumante 

5 – LIBERE AS TENSÕES: A testa é um ponto onde a tensão é descarregada com frequência. Quando estamos bravos, contraímos muito o meio da testa. Se estamos surpresos ou espantados, enrugamos a parte mais alta da testa.

8 – USE PRODUTOS RECOMENDADOS PELO SEU DERMATOLOGISTA: Há diversas substâncias que previnem e tratam rugas finas e superficiais, como o ácido retinoico, vitamina C, ácido hialurônico e até mesmo o famoso “Roacutan” (isotretinoína) que trata espinhas. O próprio Botox é usado para prevenção de rugas, na fase das rugas dinâmicas.

E SE A RUGA JÁ ESTIVER FORMADA?

Há diversos tratamentos que podem amenizar o problema. O mais eficaz é a toxina botulínica, o “Botox”, pois trata especificamente a causa da formação das rugas de expressão: a musculatura da mímica facial. Ela promove relaxamento muscular onde é aplicada, amenizando as rugas.

“Botox” é o nome comercial de uma das toxinas existentes, mas há diversas outras: Dysport, Xeomin, Botulifit dentre outras. Cada toxina tem características próprias, dosagens e eficácia diferentes.

As rugas da testa, o espaço entre as sobrancelhas e os pés de galinha são as mais comumente tratadas, mas também há a aplicação na parte de baixo do rosto e pescoço, melhorando o contorno e “emagrecendo” a face.

Lembrando que além de tratar as rugas já formadas, pode atuar de forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o Botox. A melhor indicação é tratar os sinais antes que eles fiquem evidentes. Começar cedo garante duas vantagens: evita rugas mais fortes no futuro e assegura um resultado mais discreto no presente. 

É VERDADE QUE O BOTOX DURA MENOS EM ATLETAS?

Durante atividade física intensa é comum contrairmos muito os músculos faciais involuntariamente, como já expliquei anteriormente. Esse é o fator que determina menor durabilidade da toxina em atletas e praticantes de exercícios físicos intensos: a força realizada durante os exercícios acaba recrutando demais a musculatura facial, fazendo com que a toxina botulínica seja absorvida mais rápido, além de a massa muscular facial ser maior.

OUTROS TRATAMENTOS PARA RUGAS DE EXPRESSÃO 

Peelings, laser de CO2, microagulhamento, MMP Booster e tunelização dérmica são tratamentos complementares ao Botox. Em algumas rugas mais profundas pode-se fazer preenchimento com ácido hialurônico com a técnica blanching technique.

Então você, crossfiteiro que faz careta nos treinos, quer prevenir e tratar suas rugas? Procure um dermatologista capacitado e diga adeus à elas.

Dra. Gabriela Nero Mitsuushi
Médica dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
CRM 150187 | RQE 61066
Instagram: @dragabrielaneromitsuushi
Facebook: Dra. Gabriela Nero Mitsuushi - Dermatologista
Email: gabrielanero.dermatologia@gmail.com

Rory Mckernan é demitido da CrossFit, Inc.

Rory Mckernan é demitido da CrossFit, Inc.

Times Brasileiros (e mistos) classificados ao Brazil CrossFit Championship

Times Brasileiros (e mistos) classificados ao Brazil CrossFit Championship