Ela não tem medo de falar o que pensa: conheça Tata Rebane

Ela não tem medo de falar o que pensa: conheça Tata Rebane

Não tem medo mesmo. Quando algo a incomoda ela fala o que pensa. Isso desde a época que era Tatiana Giordano no programa Big Brother Brasil ou quando era lutadora. Por vezes polêmica, Tatá Rebane já deixou sua marca na história do CrossFit brasileiro não apenas pelo que fala, mas pelo que faz. Ela já disputou 4 Regionais da CrossFit, foi três vezes terceiro lugar no TCB e duas vezes campeã elite no Monstar. Carreira invejável e altamente desejada por muitas atletas que estão começando. Para coroar tudo isso, ela ainda é sócia de três boxes, as CrossFit Blacksheeps. Tata Rebane se classificou para o Brazil CrossFit Championship e vai disputar uma vaga na categoria principal dos CrossFit Games.  Tivemos uma conversa com ela sobre tudo que aconteceu e veja o que ela nos respondeu:

Nome: Tata Rebane
Box que treina:
black sheep
Há quanto tempo treina CrossFit? 6 anos
Qual o seu benchmark favorito? Não tenho
Qual seu ponto forte no CrossFit? Resistencia de forca
Qual o seu ponto fraco no CrossFit? Ginásticos
Quais são as 3 coisas que tem que ter na sua mala de academia? Grip corda tennis

HC: A maior parte dos atletas de elite do CrossFit tem um background esportivo. Qual seu background e como começou no CrossFit?

Fui lutadora profissional de boxe e conheci o crossfit quando me preprarava para migrar pro mma

HC: Além de atleta, você também é sócia de 3 boxes em São Paulo, as CrossFits Blacksheeps. Como você lida a carreira de atleta, com dona de box, mãe e tudo mais e ainda com sucesso em todas as áreas?

Levanto todos os dias muito agradecida por tudo q deus me deu,  não gasto tempo com besteiras e faço tudo que posso pra ser útil, todas as noites me certifico se fiz tudo que podia para ajudar meu próximo e trazer mais luz para o mundo, gratidão gera gratidão !

HC: Você disputou já quatro regionais. O primeiro em 2014 por times ficou perto de conseguir a vaga para os Games. Depois optou pelo individual. Por que a mudança?

Por que eu mudei de box, e nao é fácil montar um time onde todos treinam juntos ...além do mais competir em time requer um comprometimento que eu não tenho mais ... 

HC: Ano passado você foi no individual nos Latin American Regionals e conseguiu a sua melhor colocação, um quarto lugar. Você foi a última a entrar nos regionais pelo Open. Você esperava ir tão bem?

Sim, na verdade eu achava que iria ganhar, pq os wods estavam muito bons para mim e eu pude comparar meu tempo com as outras regiões e pela primeira vez meu resultado estava perto das gringas .. foi uma pena que os pesos não chegaram e as provas deixaram de ser boas para mim ... também tive uma câimbra q nunca havia me acometido antes e me fez ir mal no melhor wod para mim ... na verdade essa foi minha pior colocação, pois todos os anos quando eu voltava do regional eu sempre estava entre as 3 melhores da América Latina e nesse eu peguei em 5, subi para 4 por conta de uma desclassificação .... 

HC: Uma cena que ficou famosa nos Regionais do ano passado foi você levando a sua cola para fazer o workout Linda. Você sempre faz isso em competições?

Como esse ano nosso região não foi a primeira pude montar uma estratégia e comparar o tempo com as gringas sinistras .. da maneira que eu montei eu estava fechando tranquilo e meu tempo estava melhor que o delas ... infelizmente os pesos não chegaram e como rodei o wod seguido do primeiro sem quase ter tempo de descanso eu tive uma câimbra e nem fechei um wod que estava fechando tranquilamente ...foi uma pena mas faz parte.

HC: Você já ficou 3 vezes em 3o lugar no TCB, já ganhou o Monstar Elite duas vezes e já disputou 4 regionais. Qual competição você mais gosta? Qual a mais desafiadora?

Gosto quando é justa. No nosso país ninguém é tão soberano que ganha com muita vantagem ... então 1 rep que o juiz te invalida te prejudica demais ... infelizmente no TCB é onde mais acontece ... mas no último regional de Dallas também foi bem frustante ... por que já sabemos o que é um norep sabemos que está tudo filmado e você fazer um legless e o cara te dar um norep é treta,em Dallas na prova dos muscle ups strict que eu tenho ela filmada eu tive que fazer em todos os rounds quase 4 movimentos a mais ...vc pode estar voando que se o árbitro não deixar você evoluir no wod você não tem o que fazer ... infelizmente sei que não é só comigo ... mas gosto do campeonato quando ele é limpo ! 

HC: Você é conhecida por ser extremamente sincera e por vezes se envolve em polêmicas. A mais recente foi com a atleta Renata Pimentel e seus resultados do Open. Você acha que exagera às vezes no que pensa ou acha que toda provocação é válida?

Venho da luta onde nós usamos a provocação como parte do show e isso nos motivava a treinar mais ... hj o mundo está muito chato e tudo é motivo pra drama ... eu dizer o que penso estou desconstruindo a comunidade ... ela pagar pra ir pro regional tomar a vaga das meninas que se esforçam pra caramba pra ir e não aparecer é legal ...nós atletas deveríamos motivar as pessoas a serem corajosas e não covardes que optam por ir numa categoria café com leite só pq na principal jamais pegariam um podium ! Tenho raiva de gente bundona, você pode ser tudo na vida menos bundão ! 

HC: Faltando um WOD para o fim do Open você se encontra na 9a colocação no mundo na categoria master 35-39. Como os 200 melhores vão para os online qualifiers, podemos considerar que você já está dentro. Ao mesmo tempo, você se classificou para o Brazil CrossFit Championship. Qual é a sua prioridade? Tentar a vaga no Master ou pelo BCC?

Cara acho impossível ganhar a vaga do BCC, tenho que ver os wods e saber quais atletas vem.. estou indo por que é na minha cidade e acho uma ingratidão com o universo eu poder competir em casa e não ir .. mas não tenho pretensão de ir bem .. mesmo por que gosto de competir com todo mundo junto e todas as minhas parças de competição vão por time ... então ficou meio sem graça ...já o master eu vou querer ir se meu atleta teen passar também ... pq sair de casa pegar avião dormir em hotel ... só pra ir na etapa cafe com leite não me apetece, agora se ele passar vou ter q ir anyway ...! 

HC: O Brazil CrossFit Championship (BCC), que vai dar uma vaga para uma atleta feminina disputar os CrossFit Games, vai ser o primeiro e até agora único evento sancionado pela CrossFit no país. Quais são as suas expectativas para o evento?

Olha espero que os pesos cheguem ahahha que os árbitros sejam os mesmos do regional do ano passado ...

HC: Qual seria o workout dos seus sonhos no BCC? E qual seria seu pior pesadelo?

Gosto de wods longos ... não me importa qual ! Hoje em dia o formato mudou bem, não tem mais rm e ficou muito bom pra quem vem da ginastica e é pequeno ... vou mesmo por que gosto de competir de ver meus familiares passarem nervoso de agitar a família ... o que vier de wod tá bom, pior do que os qualifier não deve ser ahahha

HC: Por fim, o que podemos esperar de tata Rebane para os próximos anos de CF?

Cara todo ano digo que é minha última competição ... nunca mais iria competir fora do meu país em regional .. daí fizeram o regional no Rio .... e agora em São Paulo ... então não posso perder a oportunidade de levar meus alunos torcerem em casa ... mas quase não treino mais e realmente não sei como ainda estou competindo assim .... sei que preciso ter mais 1 filho e treinando pra competição é impossível engravidar ...por tanto eu pretendo de fato parar com competição grande e esta será minha última ... depois dessa só campeonato com meus alunos para prestigiar eles e se divertir ....

Chyna Cho entra para o Team Mayheem Freedom

Chyna Cho entra para o Team Mayheem Freedom

Você é teen ou master? Entenda como funciona o Online Qualifier por idade do CrossFit Games

Você é teen ou master? Entenda como funciona o Online Qualifier por idade do CrossFit Games