Review do 5.11 ABR Trainer

Review do 5.11 ABR Trainer

Sempre que fazermos o review de um tênis lembramos às pessoas que a preferência de um tênis por outro é extremamente pessoal, tendo em vista características pessoais, como o formato do seu pé, sua utilização principal e o que você espera do comportamento dele. Portanto, antes de sair atirando pedras, foque no que é importante.

Quando começamos  a testar o 5.11 ABR Trainer, da 5.11 Tactical, muitas pessoas vinham me perguntar que tênis era e se era um tênis de CrossFit  e qual a sua marca. No entanto, bastava mencionar que  a marca é a mesma do colete oficial utilizado pelos atletas dos CrossFit Games, que todos rapidamente identificavam de qual marca se tratava. Além disso, é a mesma empresa que agora chega ao Brasil e traz suas mochilas (objeto de profundo desejo de muita gente),  coletes e esses tênis que estamos fazendo o review o qual, de acordo com a empresa, seria o tênis ideal para CrossFit.

VISUAL 

Não podemos dizer que esse é o tênis mais bonito que já usamos, mas com certeza feio ele não é. Pelo menos não nas cores que vi, que seriam preto e tundra. Mas algumas cores mais para florescentes  que são encontradas no site, na minha opinião, simplesmente não casam bem. A não ser que você fizesse CF no escuro. 

Em termos de visual, ele se parece mais com um tênis de trilha que um clássico tênis para fazer exercícios internos, como em um box de CrossFit. Isso talvez seja uma marca mesmo da empresa tendo  em vista que muito do que faz é voltado mais para um público ligado a coisas militares mesmo, tanto que todos os outros calçados à venda no site, com exceção desse tênis, são botas.

CONFORTO

É inquestionável, trata-se de um dos tênis mais confortáveis que eu já vesti para CF. Ele parece que abraça o pé. A palmilha Ortholite usada realmente permite que eu use esse tênis o dia todo.  Além disso, ele é bem acolchoado nas laterais e na língua e propicia uma boa respiração para o seu pé, pelos diferentes materiais utilizados em sua construção. Isso também o torna bastante leve.

Eu calço 42, ou 10 na numeração americana. E o tênis foi bem correto em relação à minha numeração usual.   

Por falar em construção, mesmo sendo extremamente confortável, ele parece ser indestrutível e possui reforços em couro feitos em pontos estratégicos, como por exemplo, na parte interna por causa dos Rope Climbs da vida. Além de fornecer uma boa tração para esse movimento, um dos melhores que já usei para isso, devo enfatizar. Contudo, ao olhar alguns reviews em sites de compra, vi algumas reclamações sobre soltar a costura após meses de uso. Não o tenho há tanto tempo, razão pela qual ainda não posso opinar sobre o assunto. 

DESEMPENHO

Em termos de desempenho, há duas coisas a considerar. Vamos colocar em termos de treinamentos com cargas moderadas e leves, além de algum cardio, e outros com cargas mais elevadas. Essa diferença  é importante por que o tênis tem 8mm de drop (diferença da altura entre o calcanhar e a biqueira).

Isso aproxima ele mais de um tênis de corrida do que um tênis para CrossFit. Um tênis de corrida como o Gel-Nimbus 21 da Asics tem um drop de 10mm. Enquanto que um Nano 8 ou Metcon 4 tem um drop  de 4mm. Isso é bom para exercícios como corrida e monoestruturais, além disso sua estabilidade é boa o suficiente quando não se trabalha com cargas muito elevadas.

Mas confesso que pelo solado mais mole e seu drop elevado, fiquei um pouco temeroso ao trabalhar cargas mais altas com ele. Altas mesmo para o meu padrão (não padrão Anderon ou Gui Malheiros).  Os lifters tem drops ainda maiores que esse, mas são mais duros. O problema dele é que pelo conforto, não senti a mesma segurança.

 O Hugo 4, nosso triatleta do grupo, achou o solado externo meio duro demais para corrida. Eu já não me importei tanto, mas estou acostumado a correr apenas em Nanos ou Metcons (não tenho mais  tênis nenhum que não seja de CF ou LPO :( )

  PREÇO

Aqui que a coisa pega mesmo. Ele deve ser o tênis para CF mais caro do mercado na atualidade, custando R$799,99. Provavelmente por não ser produzido ainda aqui no Brasil, o que faz com que os  impostos de importação sejam bem altos. Mas o preço dele não é tão salgado lá fora.

NO GERAL

De um modo geral, é um tênis muito bom e que usarei com frequência. Confortável e estável para a maior parte dos exercícios que você irá realizar dentro de uma academia de CrossFit. Além disso, por ser um tênis versátil também  poderá ter muita utilidade para aquele público mais aventureiro que não se importa de colocar seu tênis à prova. Se você está disposto a pagar, não irá se arrepender. Mas deixaria algum outro pronto para quando for levantar cargas mais elevadas. Isso não chega a ser um problema, pois atividades com cargas muito elevadas não costumam ou não deveriam ser o que predomina no dia a dia do Crossfit.

 

IMAGE.JPG
IMAGE.JPG
Coluna do coach: flexibilidade e mobilidade

Coluna do coach: flexibilidade e mobilidade

Por que a CrossFit suspendeu as páginas do Facebook e Instagram?

Por que a CrossFit suspendeu as páginas do Facebook e Instagram?