Coluna do coach: flexibilidade e mobilidade

Coluna do coach: flexibilidade e mobilidade

Hoje estrearemos um espaço no nosso site para que coaches falem um pouco sobre a modalidade com dica e informações relevantes. Fizemos uma parceria com a Armel CrossFit para tal, com seus coches se revezando nas postagens. Hoje, a coach Renata de Paula escreveu sobre mobilidade e flexibilidade:

Você com certeza já ouviu ou percebeu sozinho que muitos movimentos travam devido à falta de mobilidade das articulações ou déficit de flexibilidade.

Você sabia que é possível aumentar cargas no levantamento de peso através de uma boa mobilidade? E que movimentos ginásticos ficam molezinha quando o corpo está mais flexível? Ou melhor, que através de mobilidade e flexibilidade é possível prevenir lesões?

O trabalho de mobilidade tem como objetivo aumentar e manter as articulações amplas, que possibilitem a execução plena dos movimentos. Cada parte do nosso corpo tem a sua função que respeita a lei da biomecânica, e estas funções se dão nas articulações:

  • Tornozelo, quadril, coluna torácica e ombro são responsáveis pela mobilidade.

  • Joelho, coluna lombar, escápula torácica realizam o trabalho de estabilidade do corpo.

Quando perdemos mobilidade, potencializamos compensações e desequilíbrios musculoesqueléticos, o que contribui para as lesões.

O corpo como um todo é importante, mas no Crossfit percebemos que algumas partes são mais “travadas” que outras, como por exemplo a falta de alongamento de peitoral, que dificulta a execução dos kippings, handstand, overhead squat e snatch, ou a falta de mobilidade no tornozelo que dificulta a execução de agachamentos com peso e pistol.

O overhead squat (agachamento com peso acima da cabeça) pode ser um movimento parâmetro para avaliar a mobilidade, pois ele depende de mobilidade de ombro, tornozelo, quadril e flexibilidade de peitoral, dorsal e ciático, ou seja, ele requer que o corpo inteirinho esteja 100% preparado. Se o seu overhead squat está bom, provavelmente seu alongamento está em dia; se ele é um problema pra você, talvez esteja na hora de rever as suas prioridades.

armel2.jpg

Na Ärmel Crossfit (@armelcrossfit) prezamos pelo treino completo, por isso temos aulas específicas e incluímos nas aulas convencionais o trabalho de mobilidade, visando sempre à melhora da perfomance de forma eficiente. As turmas de mobilidade acontecem sempre às terças e quintas das 19h00 às 19h30. Caso tenha interesse é só entrar em contato com o pessoal lá.

Caso você não tenha acesso a aulas específicas de mobilidade, uma boa dica é reservar 10 minutos do seu dia para alongar, em pouco tempo será possível sentir melhoras. No canal @improvemobility, você encontra exercícios diários com foco em alongamento muscular, flexibilidade articular e estabilização de movimentos, cujo o objetivo é aumentar e manter as articulações amplas, que possibilitem a execução plena dos movimentos. São exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar, sem utilização de material extra e o melhor de tudo, é GRATUITO, basta curtir, seguir as publicações e dedicar-se nessa missão.

Vem com a gente, você vai se surpreender com o progresso e melhora no padrão dos movimentos.

Corpo com mais mobilidade = treinos mais eficientes.

Até nosso próximo assunto.

Renata De Paula
renatinha.depaula@hotmail.com
CREF 025739-G/PR
Instagram @renatinhaapaula



Hunter McIntyre ganha um dos convites para os CrossFit Games

Hunter McIntyre ganha um dos convites para os CrossFit Games

Review do 5.11 ABR Trainer

Review do 5.11 ABR Trainer