Pedro Martins e Bruna Fernandes ganham as seletivas de Vinhedo do TCB

Pedro Martins e Bruna Fernandes ganham as seletivas de Vinhedo do TCB

Essa era uma das seletivas mais esperadas desta temporada do TCB do lado masculino. Isso por que tinha nomes já consagrados do esporte disputando-a, como Anderon Primo, Pedro Martins, Fábio Dechichi, Tato Outor, Vítor Caetano, Caetano Matalani, Murilo Moraco e Kaique Cerveny. Do lado feminino, nomes como o de Priscila Horvath, Bruna Fernandes, Amanda Baacetti e Gabi Moratti também despontavam entre as favoritas. E de fato, a seletiva não decepcionou.

Apesar de ter quebrado apenas um recorde, com Kaique Cerveny fechando a prova Popeye em 09 minutos e 24 segundos, ao se olhar o ranking geral pode-se perceber que dos 10 primeiros colocados na categoria elite/master masculina, 7 dos 10 primeiros colocados vem da seletiva de Vinhedo, incluindo todos os 5 primeiros. Espere pois que muitas das vagas pela classificação geral para as finais venham mesmo de lá.

Do lado das mulheres, a seletiva mais forte continua sendo a do Rio de Janeiro. Das top 10 do ranking geral, 5 são do Rio e 3 de Vinhedo, com Pricscila Horvath na 6a colocação, Daniela Coelho na 9a colocação e Amanda Bacetti na 10a.

Mais uma vez o atleta vencedor da seletiva não ganhou nenhuma prova. Mas com 3 segundos lugares e um 7o como pior colocação Pedro Martins, da CrossFit Viçosa, subiu ao lugar mais alto do pódio e garantiu sua terceira ida ao TCB. Ele que foi o 5o colocado ano passado, vai vir muito forte na disputa pelo primeiro lugar.

O tetracampeão do torneio, Anderon Primo, mesmo lesionado no ombro (porém liberado para competir), garantiu a segunda colocação geral e mais uma vez sua ida aos TCB. Resta saber se ele vai disputar mesmo o individual, tendo em vista a proximidade do Open.

Completando o pódio e com a vaga garantida, Kaique Cerveny finalmente carimbou a sua primeira ida ao TCB. Ele que ganhou o Brazilian Throwdown ano passado, disputou com a Equipe da CrossFit Bauru o Brazil CrossFit Championship esse ano, vai agora disputar o torneio que, segundo os próprios atletas, dá o título de Campeão Brasileiro de CrossFit. Do atletas do pódio, ele foi o único da vencer uma prova.

No caso das mulheres, a campeã foi a atleta Bruna Fernandes, da CrossFit Rio Preto, garantiu a sua primeira ida ao TCB ao vencer as seletivas de Vinhedo e subir no lugar mais alto do pódio. Ela venceu a prova Popeye e teve sua pior colocação um 15o lugar na confiança. De acordo com o narrador oficial do evento, Diego Zapparoli, ela chegou apenas buscando a classificação, de acordo com ela. No final do primeiro dia ela já mudou o objetivo para subir no pódio. E antes da última prova, ela comunicou ao Zappa que ia vencer as seletivas, e venceu.

No segundo lugar, Priscila Horvath, que liderou a competição feminina até a última prova. Ela que foi 3a colocada na seletiva de Curitiba ano passado e 9a colocada em seu primeiro TCB em 2018. Apesar da segunda colocação nessa seletiva, ela é a atleta feminina de Vinhedo mais bem posicionada no ranking geral.

Completando o pódio, temos Amanda Bacetti, que por anos tentou entrar no TCB, sendo por muitos desencorajada, até que em 2018 fez a sua estreia com a 18a colocação geral. Ela então investiu pesado no treinamento e conseguiu inclusive uma ida a sua primeira competição internacional, o Brazil CrossFit Championship na categoria individual.

Vale aqui ainda uma menção especial à duas atletas: Bia Clemente, da Pam CrossFit, e Luciane Macias, da CrossFit It’s Time. Bia ganhou todas as provas de sua categoria teen na seletiva e tem o melhor resultado também no ranking geral. Ela foi a vice campeã em 2018, perdendo a apenas para Luiza Marques que, aparentemente não disputará esse ano. Luciane também ganhou todas as provas de sua categoria Master 45+, mas deve ter um pouco mais de trabalho no TCB pois acabou tendo dois segundos no ranking geral.

Agora faltam apenas duas seletivas, Tubarão e Pindamonhangaba que terei eu, Sergio Sanchez, juntamente com Diego Zapparolli, que também assina este artigo, na narração. Vamos com tudo. Boa sorte a todos os atletas ainda.

Confira os melhores tempos de cada prova:

Masculino

  • Prova 1: 05:52 por Márcio Costa - Seletiva de Fortaleza

  • Prova 2:  110 Kgs por Gustavo Aranha - Seletiva de Brasília

  • Prova 3: 09:24 por Kaique Cerveny - Seletiva de Vinhedo

  • Prova 4: 09:59 por Filemon Souza - Seletiva do Rio de Janeiro

  • Prova 5: 06:07 por Bernardo Almeida - Seletiva do Rio de Janeiro

Feminino

  • Prova 1: 06:33 por Marina Ramos Jorge - Seletiva de Brasília e Marcella Alonso - Seletiva do Rio de Janeiro

  • Prova 2:  79 kgs por Brunela Poncio - Seletiva do Rio de Janeiro

  • Prova 3: 10:14 por Andressa Ferreira - Seletiva de Fortaleza

  • Prova 4: 10:27 por Thais Nunes - Seletiva do Rio de Janeiro

  • Prova 5: 05:26 por Luiza Dias - Seletiva de Brasília

Thainã Beraldo e Vivi Aiello são campeões das seletivas do TCB em Tubarão

Thainã Beraldo e Vivi Aiello são campeões das seletivas do TCB em Tubarão

Brazil CrossFit Championship usará o Open como online qualifier

Brazil CrossFit Championship usará o Open como online qualifier