Review do Metcon 5

Review do Metcon 5

E eis que a Nike finalmente me convenceu a comprar de volta um Metcon. Se vocês acompanham os meus reviews sabem que de fato eu sou mais um cara mais fã de Nano do que de Metcon. Mas ao mesmo tempo, quando vi nos Games o Metcon do Fraser inteiro preto e com o calcanhar dourado, não hesitei em comprar. Claro, sou um aficionado por tênis e acho que só precisava de uma desculpa para tal. Além disso, o design e a beleza do tênis me convenceram. Mas estou me precipitando…..vamos por partes.

É inegável o quanto a Nike domina o mercado de tênis mundial em diferentes esportes.Quando ela entrou no CrossFit, sabíamos que entraria já com a vontade de dominar o mercado. E há 5 anos atrás ela começou a fazer isso. Eu não tive o Metcon 4, então não terei como comparar. Mas para quem está na dúvida entre o nano 9 e o Metcon 5, segue o review.

O Metcon 5 é bem diferente dos anteriores. Ele tem um dos designs mais bonitos do mercado se comparado quem sabe até aos NoBulls. Apesar de todas as cores ainda não estarem disponíveis no Brasil, a minha opção e a favorita, o preto dourado já está à venda por R$ 599,00, o mesmo preço do Nano 9. Sobre o material e sua durabilidade, pouco posso dizer, pois não o tenho há tanto tempo. Isso vem geralmente com o uso, apenas. Mas o tênis apresenta uma boa respirabilidade e um bom grip na corda (a lateral foi mais reforçada nessa versão, ficou mais alta e com material novo que ajuda mais). O que ainda incomoda um pouco para mim são os cadarços. Sou sempre obrigado a dar nó duplo.

A mudança no solado interno permite mais conforto que as versões anteriores, mas ainda se mantém estável. O drop (diferença de altura calcanhar - pé) permanece o mesmo das edições anteriores de 4mm. A flexibilidade da ponta ajuda muito nos movimentos pliométricos, mas eu sempre acho que a caixa para os dedos no Metcon é menor do que a do Nano (talvez com exceção do 9). Mas isso obviamente pode estar relacionado ao formato do meu pé, largo e chato.

Contudo, apesar de estar mais apertado nos dedos, o Metcon 5 que eu comprei foi o mesmo dos anos anteriores, 42 e eu gostei. Talvez se ficar o dia todo isso possa me incomodar. Se o seu pé é mais fino, isso com certeza não será um problema, eu creio. Ele também é um pouco mais pesado que o nano 9, mas praticamente imperceptível. Uma mudança significativa desse Metcon em relação aos modelos anteriores é que ele não faz aquele barulho de brinquedo de cachorro conforme você anda que os anteriores faziam. Contudo, parece que você está usando um sapato. O barulho é similar ao de uma mulher andando de salto (rs).

Quanto a sua performance, esse é o meu Metcon favorito. Talvez por que ele seria o modelo da Nike que mais se aproximou do Nano, em particular do Nano 8, pelo conforto e estabilidade. Aparentemente, pelo que recebi de feedbak, ele não é tão estável quanto a sua versão anterior. Isso faz sentido, tendo em vista que eles buscaram dar mais conforto nessa versão. Nesse sentido, eu prefiro muito mais a estabilidade que o nano 9 me traz do que o Metcon. Mas correr com Metcon é melhor que o Nano 9.

Por fim, uma coisa que sempre me incomodou com o Metcon é o fato de o calcanhar “querer sair” do tênis com frequência. Como se a parte de trás do Metcon fosse curta em relação ao Nano. Isso não é grave no dia a dia, mas incomoda muito se você for usar a palmilha extra que eles tem para o calcanhar (vem como tênis e é similar às vendidas pela Burnout e pela ToolFitness, se bem que eu prefiro as duas anteriores a essa). A impressão que passa é que seu calcanhar a qualquer instante pode sair do tênis. Não cheguei a correr de palmilha mas se o fizesse não duvido que aconteceria.

Como pontos fortes desse tênis, podemos destacar o design (excepcional), as mudanças para o rope climb e a relação conforto/estabilidade. Contudo, ele é muito parecido com o Nano 8. MUITO. Então se você já tem um Nano 8, talvez não valha tanto à pena. Em termos de estabilidade o nano 9 ganha e é bem confortável também (mas não tanto quanto o 8 ou o metcon5).

E a pergunta de 1 milhão de dólares que muita fará….? Qual tênis comprar entre as opções Nano 9 e o Metcon 5?

Isso depende mais de você do que você quer dos tênis. Ambos são boas escolhas. Acho que o Nano 9 ganha por trazer uma estabilidade que os outros não tinham, na minha concepção. Mas se for seu tênis único e você quer se sentir confortável e ainda assim estável, vale tanto o Nano 8 quanto o Metcon 5, eles se equivalem e aí é uma questão de gosto mesmo.

Não há espaço para homofobia no CrossFit

Não há espaço para homofobia no CrossFit

Alec Smith assume sua homossexualidade

Alec Smith assume sua homossexualidade