Quanto tempo deve durar um WOD de CrossFit?

Compartilhe

Quanto tempo deve durar um WOD de CrossFit? Há tanta variável nessa pergunta que fica difícil responder exatamente. Claro que a programação de cada box fica exclusivamente a cargo do headcoach do box e é ele quem decide os wods e o tempo de cada um.

Contudo, podemos analisar do ponto de vista mais genérico possível! Ou seja, de um box normal, com pessoas normais aptas a fazer de tudo ou quase tudo. Com esse intuito, a CF sugere diferentes categorias para os wods baseados no tempo que eles demoram para serem executados:

  • Sprints: 5 minutos ou menos de esforço total (pode incluir trabalho de intervalo curto ou treinamento de força com esforço máximo). Fran estaria aqui.
  • Curto: 6-12 minutos de esforço
  • Moderado: 13 a 20 minutos de esforço. (Cindy, Mary estariam aqui)
  • Longo: mais de 20 minutos de esforço. Murph estaria aqui.

O ideal é que cada uma dessas categorias seja igualmente dividida pelo seu treinamento mensal. Ou seja, 75% dos treinos com menos de 20 minutos de duração. 50% entre 6 -20 minutos e apenas 25% abaixo dos 5 minutos (sim. Fran é um sprint mesmo que seu tempo seja superior a 5′). Assim você estaria trabalhando EM TESE todos os caminhos metabólicos para melhorar seu condicionamento físico de forma geral!Sendo assim, como a ideia do CF é sempre variar e não te deixar acostumado a nada, WODs longos não são melhores que WODs curtos. Não ache que é sempre bom fazer WODs de 30′. Pois eles devem se complementar numa periodização equilibrada.

 

Subscribe for notification