Manutenção e Qualidade de Equipamentos dos Boxes de Crossfit

Compartilhe

Quem nos acompanha sabe, a nossa proposta é trazer para nossos seguidores, muita informação de qualidade a respeito de tudo que envolve o Crossfit, intercalando sempre com posts bem humorados, afinal, a zuera never ends!

Boa parte dos posts com memes são produto de vídeos ou imagens engraçadas que nossos queridos seguidores nos mandam. Quando analisamos e decidimos postar, tomamos sempre o cuidado de não ridicularizar, humilhar ou ofender ninguém. Também não postamos nada que mostre alguém que tenha se lesionado, muito embora alguns personagens dos próprios vídeos, por vezes insistam para que façamos mesmo assim o post.

Isso parece estar funcionado bem, pois nunca tivemos problemas sérios, e em apenas duas ocasiões desde que iniciamos o perfil, solicitaram que excluíssemos posts, sendo que um deles, a pessoa ainda se arrependeu.

No entanto, em todo esse material da “vida nos boxes” que temos recebido diariamente, tem nos impressionado o aumento significativo no número de acidentes causados não por imperícia, falta de técnica ou imprudência dos alunos, mas por falta de manutenção ou má qualidade dos equipamentos dos boxes ou produzidos por alguma empresa.

Há pouco tempo atrás, tivemos duas pessoas próximas a nós, que tiveram acidentes ocasionados por problemas com equipamentos.

Um deles, uma das argolas se rompeu em um ring muscle up, ocasionando uma queda e o rompimento do bíceps. Já no outro, o nó que vem de fábrica da corda se soltou durante um rope climb e gerou uma queda e infelizmente uma luxação do punho que precisou de cirurgia pois rompeu todos os tendões.

Nos dois casos, além do trauma, eles ficaram muito tempo sem treinar e tiveram limitações e problemas profissionais em decorrência das lesões.

Em razão do crescimento meteórico do crossfit no Brasil, além do aumento expressivo no número de boxes, surgiram também muitas marcas de equipamentos para crossfit, justamente para atender a essa crescente demanda de marcado.

A crossfit não exige uma padronização dos equipamentos dos boxes filiados ou exige que eles sejam adquiridos de fornecedores específicos e homologados (embora pudesse exigir, pois formaliza um contrato de licença com cada box).

E como em todo mercado de bens e serviços há produtos bons e ruins, em muitos casos, até em função de preços mais atrativos, equipamentos de qualidade duvidosa estão sendo adquiridos e disponibilizados aos alunos nos boxes, o que pode representar um risco para todos os envolvidos.

Além disso, boa parte dos boxes já estão há um bom tempo em funcionamento com os mesmos equipamentos, mantendo uma grande circulação e manuseio por alunos todos os dias. Nestes casos, se não houver a manutenção e substituição regular e adequada dos equipamentos nos boxes, pessoas poderão estar sendo expostas a situações perigosas como as que relatamos acima.

Assim, diante dos riscos envolvidos principalmente à saúde dos alunos, é recomendável que os proprietários de box, não somente adquiram equipamentos de qualidade, de empresas tradicionais com boa reputação e procedência, mas também realizem regularmente a substituição e manutenção dos equipamentos do box.

Ahh.. mas vocês falam isso porque não sabem o quanto isso tudo é caro etc. etc..

Bom, temos conhecimento sim, os custos são altos, mas sabe aquela história do barato que pode sair muito caro? Então, essa é uma delas!! Afinal de contas, se o aluno se lesiona no box, quem vai ter que se responsabilizar por tudo é o próprio dono do box.

O resumo é, cuidem bem de seus boxes, pois consequentemente estarão cuidando bem dos seus alunos e ainda evitarão sérios aborrecimentos!

E alunos, sempre que notarem algo estranho, avisem, exijam e ajudem a manter a sua segurança e dos seus colegas em dia!

É importante lembrar, que os proprietários de box, que ainda que possam ignorar, possuem responsabilidade, inclusive sob o ponto de vista legal, sobre tudo que acontece em um box de crossfit envolvendo os equipamentos e alunos.

Enable Notifications    Ok No thanks