Coluna do coach: flexibilidade e mobilidade

Hoje estrearemos um espaço no nosso site para que coaches falem um pouco sobre a modalidade com dica e informações relevantes. Fizemos uma parceria com a Armel CrossFit para tal, com seus coches se revezando nas postagens. Hoje, a coach Renata de Paula escreveu sobre mobilidade e flexibilidade:

Você com certeza já ouviu ou percebeu sozinho que muitos movimentos travam devido à falta de mobilidade das articulações ou déficit de flexibilidade.

Você sabia que é possível aumentar cargas no levantamento de peso através de uma boa mobilidade? E que movimentos ginásticos ficam molezinha quando o corpo está mais flexível? Ou melhor, que através de mobilidade e flexibilidade é possível prevenir lesões?

O trabalho de mobilidade tem como objetivo aumentar e manter as articulações amplas, que possibilitem a execução plena dos movimentos. Cada parte do nosso corpo tem a sua função que respeita a lei da biomecânica, e estas funções se dão nas articulações:

  • Tornozelo, quadril, coluna torácica e ombro são responsáveis pela mobilidade.

  • Joelho, coluna lombar, escápula torácica realizam o trabalho de estabilidade do corpo.

Quando perdemos mobilidade, potencializamos compensações e desequilíbrios musculoesqueléticos, o que contribui para as lesões.

O corpo como um todo é importante, mas no Crossfit percebemos que algumas partes são mais “travadas” que outras, como por exemplo a falta de alongamento de peitoral, que dificulta a execução dos kippings, handstand, overhead squat e snatch, ou a falta de mobilidade no tornozelo que dificulta a execução de agachamentos com peso e pistol.

O overhead squat (agachamento com peso acima da cabeça) pode ser um movimento parâmetro para avaliar a mobilidade, pois ele depende de mobilidade de ombro, tornozelo, quadril e flexibilidade de peitoral, dorsal e ciático, ou seja, ele requer que o corpo inteirinho esteja 100% preparado. Se o seu overhead squat está bom, provavelmente seu alongamento está em dia; se ele é um problema pra você, talvez esteja na hora de rever as suas prioridades.

Na Ärmel Crossfit (@armelcrossfit) prezamos pelo treino completo, por isso temos aulas específicas e incluímos nas aulas convencionais o trabalho de mobilidade, visando sempre à melhora da perfomance de forma eficiente. As turmas de mobilidade acontecem sempre às terças e quintas das 19h00 às 19h30. Caso tenha interesse é só entrar em contato com o pessoal lá.

Caso você não tenha acesso a aulas específicas de mobilidade, uma boa dica é reservar 10 minutos do seu dia para alongar, em pouco tempo será possível sentir melhoras. No canal @improvemobility, você encontra exercícios diários com foco em alongamento muscular, flexibilidade articular e estabilização de movimentos, cujo o objetivo é aumentar e manter as articulações amplas, que possibilitem a execução plena dos movimentos. São exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar, sem utilização de material extra e o melhor de tudo, é GRATUITO, basta curtir, seguir as publicações e dedicar-se nessa missão.

Vem com a gente, você vai se surpreender com o progresso e melhora no padrão dos movimentos.

Corpo com mais mobilidade = treinos mais eficientes.

Até nosso próximo assunto.

Renata De Paula
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