Os programas de treinamento funcional (home-based) são realmente eficazes?

Compartilhe

Em virtude da restrição da prática de exercício físico dentro de academias e/ou parques, muitos profissionais estão prescrevendo treinos funcionais/calistênicos de curta duração para serem realizados em casa.

No ano de 2012, o grupo de pesquisa canadense (McRae et al., 2012) avaliaram (22 mulheres; ~ 21 anos) a efetividade desse método de treinamento realizado com o peso corporal (funcional/calistênicos de alta intensidade) seguindo a lógica do protocolo Tabata (8x 20 segundos de execução e 10 segundos de recuperação; totalizando 4 minutos de treinamento) na alteração da aptidão física (capacidade cardiovascular e resistência muscular localizada) e na percepção do prazer e compararam essas respostas no grupo que realizou um programa de treinamento cardiovascular tradicional na esteira (30 minutos ~85% da FC máxima).

O estudo teve duração de 4 semanas (4 sessões por semana). Os autores observaram um aumento no VO2 pico em ambos os grupos (cardiovascular tradicional: ~7%; Funcional: ~8%). Não obstante, o grupo do treinamento funcional de alta intensidade apresentou melhorias na resistência muscular localizada, o que não aconteceu no grupo tradicional. E uma questão muito discutida atualmente que é a percepção de prazer com a atividade física realizada foi aumentada no grupo de treinamento funcional.

Dessa forma, esse modelo de treinamento que tem sido prescrito por diversos profissionais é suficiente para melhorar sua capacidade cardiovascular, a resistência muscular localizada e a percepção de prazer com a atividade realizada.

Dr. Ramires Tibana (@ramirestibana)
Graduado, Mestre e Doutor em Educação Física (UCB).
Pós doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina (UFMT).
Fundador do Hércules Functional uma plataforma com ênfase no Fitness Funcional (tcc.CrossFit).

Enable Notifications    Ok No thanks