WheelWOD tem evento cancelado, mas mantém vaga dos classificados para pra 2021

Compartilhe

Para quem ainda não conhece, o WheelWOD é o equivalente aos CrossFit Games para a categoria adaptada. Até então, eles usavam os wods do Open, com a devida adaptação para cada categoria, e analisavam os vídeos para selecionar os classificados. Por causa da pandemia, contudo, o evento desse ano que seria adiado, foi cancelado. Após questionar os classificados se eles teriam possibilidade de comparecer, quase 50% se mostrou incapaz de confirmar a presença. Por isso, em um e-mail enviado a todos os participantes, eles comunicaram o cancelamento.

Diferentemente dos CrossFit Games, o WhellWOD optou por manter a classificação de todos os atletas que conseguiram a vaga esse ano e ainda aumentar em 15-20 pessoas por categoria para incluir os classificados de 2021. A única exigência? Disputar os online qualifiers em outubro desse ano independentemente se já se classificou.Aparentemente, os WODs serão por 6 semanas e só estão esperando a definição do Wodapalooza para soltar as datas.

Veja os atletas brasileiros já classificados esse ano para os WheelWOD Games 2021:

Categoria sentados 1

  • Diego Coelho (@coelhod) – 9o lugar na classificação
  • Cassio Dutra ( @cassiodu) – 3o lugar na classificação

Categoria sentados 2

Categoria em pé membro inferior masculino

  • Hildon Carvalho @hildonn – 8o lugar na classificação
  • Ricardo Allgayer  @ricardoallgayer – 9o lugar na classificação

Categoria em pé membro inferior feminino

Categoria em pé membro superior masculino


A seguir vão as categorias do WheelWOD:

Categoria em pé, membros superiores e baixa estatura

  • 2 pontos: dois pontos de contato com a barra ou equipamento
  • 1 ponto: 1 ponto de contato com a barra (sem nenhum acessório para substituir o membro)
  • Baixa Estrutura: Atletas de baixa estatura ou nanismo (e suas variações) com limitação de comprimento do membro, da articulação e ou flexibilidade. Atletas baixos porem sem comprometimento físico ocasionado pela baixa estatura não poderão competir.

Categoria em pé, membros inferiores

  • 2 pontos: 2 pontos de contato com o chão (geralmente são amputados abaixo do joelho, comprometimento do quadril, joelho ou tornozelo) 
  • 1 ponto: 1 ponto de contato com o chão (são amputados acima do joelho, não protéticos e amputados de ambos os membros inferiores). 1 ponto pode utilizar uma caixa nos movimentos de agachamento e articulares por segurança. Atletas com amputação acima do joelho e joelho fundido que não permite agachamentos quebrando a linha da paralela.

Categoria de Deficiência Neurológica

  • Neuro (maior): condição neurológica onde os 4 membros são afetados nas condições de equilíbrio, mobilidade e coordenação. A Deficiência comum são paralisia cerebral, esclerose múltipla e autismo.
  • Neuro (menor): condição neurológica que afeta 1-4 membros, de tal forma que só afete um lado do corpo em falta de força e equilíbrio. As deficiências comuns são paralisia cerebral, lesão cerebral ou esclerose múltipla.

Categoria sensorial

  • Atletas com deficiência visual e surdos

Categoria SENTADO 1: alto, baixo ou multi

  • baixo: atletas com apenas dois membros inferioresafetados por uma lesão na coluna vertebral. O atleta terá pouco ou nenhum envolvimento dos flexores do quadril, geralmente ocorre por lesões na 7a vertebra torácica (T-7 até T-12).
  • alto: Atletas com dois membros inferiores afetados por lesão vertebral, amputação acima do quadril de ambos os lados, ou comprometimento que afeta o atleta desde a sexta vertebra torácica (T-6) até a quinta vertebra cervical (C-5).
  • Multi membro:  são atletas com os dois membros inferiores afetados e pelo menos um membro superior comprometido que afeta a aderência. É necessário que os flexores do core e do quadril sejam afetados para estar nesta categoria.

Categoria SENTADO 2: amputados, atletas com lesão medular na lombar, deficiências neurológicas menores

  • Amputados na perna, atletas lesionados no nível lombar ou atletas com deficiência neurológica que os proíbe de competir em pé competirão nesta divisão. Esses atletas terão acesso aos flexores do quadril e capacidade de permanecer em pé de forma independente ou com muletas.