Por que é bom os atletas treinarem em grupos?

Compartilhe

Os atletas e praticantes de diversas modalidades esportivas sabem que quando treinam com atletas com um nível superior ao deles a probabilidade de ter um melhor desempenho durante a sessão de treinamento é maior. No entanto, poucas são as pesquisas que investigaram se o fato de você treinar com um parceiro de treino com uma capacidade maior teria algum impacto no esforço físico ao longo do tempo.

Dessa forma, o grupo de pesquisa liderado pela professora Lori Ploutz-Snyder (pesquisadora da NASA) avaliaram durante 24 semanas 41 voluntários que treinaram 6x por semana (intercalando exercícios de alta intensidade com exercícios de intensidade moderada) que foram divididos em três grupos: grupo controle (sem parceiro de treino simulado); Parceiro de treino sempre superior (parceiro de treino simulado com 15% a mais na perfomance); Parceiro de treino nem sempre superior (os participantes superaram seus parceiros simulados de treino em 17 das possíveis 117 sessões de treino).

Os resultados reportados pelos autores demonstraram que realizar sessões de treinamento com um parceiro onde a performance é sempre superior leva a maiores esforços durante o treinamento intervalado vigoroso em comparação ao grupo que treinava sozinho. Os autores ressaltaram que o sistema de treinamento simulado ainda não está disponível, mas os treinadores podem incentivar sessões de treinamento entre parceiros de treino para aumentar a performance dos atletas (Efeito Kohler, quando o desempenho aumenta diante de comparações desfavoráveis).

Enable Notifications    Ok No thanks