Sua fome pode ser sono

Compartilhe

A melatonina, é um hormônio conhecido pela regulação do sono. Agora, surgem evidências de que ela também exerce uma ação fundamental no controle da fome, no acúmulo de gorduras e no consumo de energia.
Sem a melatonina, perdemos padrão do ritmo circadiano do metabolismo. Como consequência, o cérebro deixa de perceber a saciedade e o apetite aumenta. Assim, come-se mesmo que fora de hora. Para piorar, o organismo gasta menos energia.

Evolutivamente nosso corpo acumulava energia quando estávamos acordados (pela ingesta alimentar durante o dia) e gastávamos durante o repouso (durante o sono e reparação do nosso organismo). Com a alteração do ritmo circadiano passamos mais tempo do nosso dia acumulando energia e consequentemente engordamos.

A melatonina já é usada para tratar distúrbios do sono e pode ser adotada para ajudar a restabelecer o padrão normal de produção de hormônios como o cortisol, liberado em situações de estresse; a leptina e a grelina, que regulam a fome; e o hormônio do crescimento e testosterona, que auxiliam na reparação de danos teciduais.

Por isso, vale sempre ressaltar que para manter a saúde é preciso, alimentação equilibrada, exercícios físicos e sono de qualidade.
E você, tem dormido bem?

Dr. Paulo E. Asaiag | Contato (41) 98437-6440📲

Enable Notifications    Ok No thanks