Como transformar o CrossFit Open em uma competição interna no seu box?

Compartilhe

O CrossFit Open começa dia 11 de Março e se você ainda não se inscreveu, ou você é dono de box e quer uma forma de incentivar a participação dos seus alunos? então se liga nessa dica.

Desde 2018 o box onde eu (Ricardo ) treino – Move Functional Fitness (Crossfit East Decatur), em Atlanta, Georgia – transformou o Open em uma competição interna por equipes, onde todos os participantes são divididos em times que competem todo sábado usando os WODs e resultados do Open como base para a competição.

Como funciona?

  • O box convidou todos a se registrarem pro open até 2 semanas antes do início da competição
  • O “head judge”, representado por um dos coaches, convidou 3 participantes para serem os capitães de cada um dos times participantes.
  • Duas semanas antes do Open começar, os três capitães e o Head Judge se reuniram para selecionar os times. A divisão foi feita em conjunto para garantir o equilíbrio dos equipes.
  • Uma vezes que os times são definidos, cada capitão cria um grupo no Facebook ou whatsapp para se comunicar e preparar o “tema da semana”
  • O “tema da semana” é definido pelo “head judge” e os times serão julgados também na execução desse tema. Exemplos: Criatividade/Social Media, Comunidade(doação de alimentos ou algum trabalho voluntario), “team spirit” onde todos os membros do time precisam combinar um “look” e vir pro dia do open combinando, entre outros.
  • WODs não podem ser refeitos, porém quem não pode estar presente no dia oficial da “competição”, tem a oportunidade de realizar o WOD em outro horário (contanto que consiga um participante do time adversário ou que não esteja no open para julgar o seu WOD).

Pontuação

  • Homens e Mulheres pontuam igual.
    1o ao 5o lugar – 10 pontos
    6o ao 10o lugar – 9 pontos
    11o ao 15o lugar – 8 pontos
    16o ao 20o lugar – 7 pontos
    21o ao 25o lugar – 6 pontos
    Todos os RX pontuam na frente dos Scaled e a ordem é a mesma usada pelo leaderboard do próprio Open.
  • Além da pontuação geral, o 1o lugar RX e o 1o Lugar scaled ganham 1 ponto a mais.
    Ou seja, digamos que na categoria masculina os 10 primeiro colocados sejam RX, o 11o que será o 1o masculino da categoria Scaled, vai ganhar 8 pontos + 1 ponto por ser o primeiro lugar dos scaled. O primeiro lugar do RX leva 11 pontos (10 do 1o lugar + 1 do primeiro lugar)
  • Pontuação do Tema da Semana – pontuação adicionada no total de pontos do time por semana
    1o lugar – 5 pontos
    2o lugar – 3 pontos
    3o lugar – 2 pontos

E ai? vale a pena mesmo fazer isso?

Fizemos esse formato 3 vezes. A primeira vez em 2018 e na 2a vez eu fui capitão de um dos times posso atestar que é uma excelente opção para trazer pra dentro do box o espírito de comunidade que o CrossFit tanto se propõe a fazer.

O mais legal é que você passa a conhecer muitas pessoas do BOX que não tinha contato e o formato incentiva que todos, scaled ou rx, deem o seu máximo pois todo resultado conta.

No meu box, temos em média 45 pessoas participando e, por isso, dividimos em 3 times, mas cada box pode adaptar as regras como quiser. No último open fizemos um pouco diferente, dividimos em times de 6 pessoas tentando colocar 3 homens e 3 mulheres e o headcoach definiu os times para balancear o máximo possível e não criar nenhum super time.

Enable Notifications    OK No thanks