Quem são os já classificados para a elite nos CrossFit Games

Compartilhe

Esse último final de semana ocorreram duas semifinais da temporada 2021 dos CrossFit Games: o Torian Pro, da Oceania, e o Mid-Atlantic CrossFit Challenge da América do Norte. Dois eventos recheados de atletas renomados e ex atletas Games, inclusive a tetra campeã Tia-Clair Toomey, e só se fala em um nome: Jayson Hooper. Quem é Jayson Hopper, de 23 anos, que até o ano passado tinha como resultado mais expressivo uma colocação de 172 no seu 4o Open e levou a semifinal mais disputada do ano? Mas vamos com calma e vamos ver quem levou a vaga aos Nobull CrossFit Games em cada um dos eventos.

Mid-Atlantic CrossFit Challenge

Individual Masculino

A primeira colocação aqui ficou com o novato Jayson Hopper. Diferentemente de grandes nomes como Rich Froning ou Mat Fraser, ele não surgiu do nada após seu primeiro ou segundo Open. Desde 2017 ele vem disputando o Open e melhorando a colocação ano após ano até chegar ao ponto de se classificar para uma semifinal e garantir não apenas a vaga mas também a primeira colocação geral. Vencendo 3 dos 6 eventos, resta saber se esse resultado foi fortuito pela programação de seus pontos fortes ou se ele realmente chegou para fazer história.

E olha que ele deixou para trás na segunda colocação ninguém menos que Scott Panchik, que com o segundo lugar garantiu seu nono Games. Ele já ficou em 4o lugar 3 vezes e apenas uma vez fora do top 10. Então se preparem que nos Games são muitos mais eventos e piores e Scott vai querer o seu pódio. Na semi, ele ficou no top 5 em todas as provas, como ele se sairá no Games esse ano?

Justin Medeiros foi o 3o lugar ano passado e repetiu o feito no MACC. Xitão, como é conhecido pelos brasileiros, só ficou fora do top 5 em um evento e ficou apenas 8 pontos atrás do Scott Panchik. Com a vaga garantida e vontade de provar que o ano passado não foi por acaso, ele é um dos nomes que eu mais quero observar nos Games esse ano. Finalizam os classificados o veteraníssimo Travis Mayer, que tem uma carreira com 6 Games, mas irregular não mantendo uma classificação todo ano tendo apenas um top 10 em 2016. Por fim teremos mais um estreante nos Games, Zach Watts que garantiu a 5a colocação geral.

Tyler Eggimann (6o), Angelo Dicicco (70) e Hunter Holifield (8th)  terão mais uma chance no campeonato online de última chance, o Last Chance Qualifier. Enquanto isso, teremos a ausência de Ben Smith (10o) e do segundo lugar ano passado, Samuel Kwant (14o).

Individual Feminino

Alguém tinha alguma dúvida que Tia-Clair Toomey-Orr ia querer o 5o título? Ela passou a maior parte da off-season dela treinando para a equipe olímpica de bobsled australiana na Coréia do Sul. Fui muito indagado se ela teria largado o CrossFit. Mas ao entrevistar o próprio marido dela, ele me garantiu que ela volta aos treinos de CF mesmo apenas algumas semanas antes do Open. E foi o que aconteceu. E ela garantiu o primeiro lugar no Open no mundo e no MACC, com uma performance quase perfeita, ganhando 4 das 6 provas, ficando uma em 3o e uma em 2o.

Mas não podemos nos enganar que ela vai ficar para frente no topo por que se alguém pode ameaçá-la esse alguém é Haley Adams. Ela garantiu seu terceiro Games seguido na elite e vem melhorando seus pontos fracos, geralmente relacionado em movimentos com squat com um sólido 9o lugar na prova de snatch com 185 lbs, sendo que essa foi sua pior colocação. Ela tem um 6o lugar em 2019, um 4o em 2020 no Games…o que teremos em 2021?

Em 3o lugar geral e bem consolidado veio Brooke Wells que garantiu o seu 7o Games seguido. Vale lembrar que nessa temporada ela está sendo treinada por Shane Orr, mesmo coach de Tia-Clair e Mat Fraser (até ano passado). Brooke Wells tem participações extremamente irregulares nos Games ficando um ano fora e um ano dentro dos Top 10. Como será os Games de Brooke com o novo coach?

Fecha a classificação um empate entre Amanda Barnhart e Jessica Griffiths, decidido pela vitória de Barnhart no evento 3, o novo benchmark Grettel. Amanda está indo para o 3o Games (ficou em 7o na fase online em 2020) e Jessica para o seu 5o, mas a segunda vez apenas no individual.

Christine Kolenbrander (6o), Feeroozeh Saghafi (7o), Nicole Gibson-Burke (8o) e Danielle Dunlap (9o) vão disputar o Last Chance Qualifier. A vaga extra vem da participação esse ano de Tia-Clair no MACC.

Aos 40 anos de idade e com 11 Games consecutivos na carreira (2 na categoria master 35-39), é impressionante ver Rebecca Voigt-Miller ainda atuar em alto nível finalizando na 18a colocação geral. detalhe que ela já está classificada para os Games esse ano na categoria 40-44.

Times

Com uma configuração totalmente nova a não ser pelo seu líder mor, Rich Froning, CrossFit Mayheem Freedom dominou o evento. O novato Chase Hill foi uma aposta feita por Rich que compensou. Mesmo não levantando cargas muito elevadas na primeira prova, ele acompanhou bem o ritmo do time. Andrea Nisler e Taylor Williamson já tinham feito um nome para elas mesmo ao competir no OC3 Black. De fato Andrea tem 5 Games em times (4 pela Timberwolf CrossFit e um pelo OC3 Black) e Taylor tem 4 (Todos pelo OC3). Logo, essa aquisição para Mayheem conseguiu superar ainda mais o que esperávamos dele e vai ser um time quase impossível de se bater.

Mas de forma geral os 5 times que conseguiram a vaga praticamente dominaram o evento, sendo que o 5o colocado ficou quase 70 pontos a frente do 6o. Garantiram vaga nos Games então então Lone Star CrossFit, CrossFit Westchase, Training Think Tank e On Track.

Torian Pro

Individual feminino

Com exceção de Tia-Clair que competiu no MACC, o resultado do feminino foi uma cópia fiel das quartas de final. Kara Saunders mostrou sua dominância mesmo após se tornado mamãe. Foram quase 100 pontos a frente da segunda colocada e teve como pior colocação um sexto lugar. Mas é claro que a principal disputa ficou para depois entre ela e sua contarrânea, a tetra campeã Tia-Clair Toomey-Orr. Ou sou só eu que espera um embate mais próximo desde de 2017 entre as duas? (Lembrando que em 2018 Kara ficou em 4o lugar). Esse será o 8o Games de Kara Saunders.

Ano passado ela não passou para a fase presencial após se classificar pela primeira vez aos Games. Mas agora Laura Clifton vai disputar a fase presencial final após um segundo lugar no Torian Pro. Dos 7 eventos ela ficou apenas dois fora do top 10. Fechando a classificação temos Ellie Turner, mais uma novata nos Games, que só teve uma colocação fora dos top 10, um complicado 25o lugar. Ainda assim ela garantiu com tranquilidade a sua vaga aos Games.

Alethea Boon (4o), Madeline Sturt e Justine Beath disputaram a vaga no Last Chance Qualifier. Todas já disputaram os Games e Boon já está classificada na categoria master 35-39 anos.

Individual masculino

Aqui não tivemos uma repetição das quartas de final. Royce Dunne voltará a disputar os Games. Essa será sua quarta ida sendo que a segunda no individual. Ele teve dois resultados ruins com a 17a e a 18a colocação, mas as suas excelente colações nas outras provas foram suficiente para garantir o primeiro lugar geral e sua ida aos Games 2021.

Apenas 1 ponto atrás temos Jay Crouch, o atleta que levou o Open e as quartas de final na Oceania. Ele chegou a se classificar ano passado pelo Australian CrossFit Championship mas não passou da fase online. Bom, agora ele vai te a oportunidade de competir no presencial após um excelente 2o lugar e desbancando veteranos e favoritos às vagas. Completando a classificação temos Bayden Brown. Essa é a terceira classificação seguida dele. Em 2019 ele caiu fora depois do primeiro evento, e em 2020 ficou na fase online. Agora ele terá a oportunidade de se apresentar por todos os eventos dos games.

Disputarão o Last Chance Qualifier alguns dos favoritos inicialmente, James Newbury (4o), Luke Fisio (5o) e Khan Porter (6o), todos ex atletas Games.

Times

Os 4 melhores times nas quartas de final disputaram as 3 vagas pelos Games. No final do evento, Reebok CrossFit Frankston ficou de fora. Sendo assim, teremos a presença dos times 64 Army Gold, Urban e Awaside. Dos três, apenas o terceiro colocado Awaside teve uma colocação fora dos top 10.

Enable Notifications    OK No thanks