Eles fizeram história e vão ser o primeiro time brasileiro a disputar os CrossFit Games: conheça o Team Fourmixx

Compartilhe

Pela primeira vez na história o Brasil terá um time disputando os CrossFit Games. E não será um time qualquer. Mas um time formado pela união de atletas de elite com grande história de competições individual no país: Anita Pravatti (@anitapravatti), Susana Etto (@susanaettocf), Fábio Dechichi (@fabio_dechichi) e Mateus Ferro (@mateusferroo). Anita pratica CrossFit há 11 anos e já havia disputado 6 vezes o regional no individual, uma vez o Brazil CrossFit Championship por equipes e uma no individual e é pentacampeã brasileira do TCB, principal torneio de CrossFit do país. Susana Etto já disputou os regionais em 2018, em 2019 os CrossFit Games na categoria master, o BCC em 2019 no individual e subiu ao pódio do TCB duas vezes. Fábio Dechichi é um dos mais consistentes atletas do país, quase sempre entre os top 10 no TCB, além de ter disputado dois regionais (um no individual e um por equipes) e dois BCC no individual. Por fim, Mateus Ferro disputou duas vezes o BCC no individual e subiu ao pódio do TCB em 2020.

Todos eles são treinado pelo mesmo coach, Alberto Neto (@teamalbertoneto). Anita foi a primeira a se juntar á Susana e a treinarem juntas. Depois veio Mateus Ferro em Novembro de 2020 e, por fim, Fábio Dechichi fazia o trajeto de sua casa até o time desde Janeiro com um objetivo bem claro: disputar os CrossFit Games 2021. E deu certo. Deu muito certo. Deu tão certo que eles dominaram o BCC ganhando 4 das 6 provas e ficando em segundo nas outras duas. Ainda mais, comparando o resultado do time deles com os times europeus que fizeram as mesmas provas no mesmo final de semana, eles teriam vencido o Lowlands Throwdown e ficado em segundo no German Throwdown. Quer ainda mais? Eles ainda teriam ficado em segundo no Atlas Games ficando atrás apenas do experiente time PRO1 MONTREAL. Isso tudo ainda foi conquistado com a Susana voltando de uma cirurgia no joelho e ainda não estando 100%. Vamos torcer agora e muito para que ela fique boa até lá e o time possa mostrar ainda mais do que são capazes. Agora é torcer. Veja aqui um pouco mais sobre eles:

Qual afiliada vocês treinam? ETTO CROSSFIT
Há quanto tempo você treina o CrossFit? 
Susana: 6 anos
Anita: 11 anos
Dechichi: 8 anos
Ferro: 6 anos
Qual é o seu benchmark favorito? 
Susana: Diane
Anita: Kelly
Dechichi: Fran
Ferro: Fran
Qual é o seu ponto forte no CrossFit? 
Susana: Ginástico
Anita: Cycling
Dechichi: Ginástico
Ferro: Cycling
Qual é o seu ponto fraco no CrossFit? 
Susana: LPO
Anita: Ginástico
Dechichi: Deadlifit
Ferro: Deadlifit
Quais são os 3 devem carregar objetos em sua mala de ginástica? 
Susana: Joelheira, Munhequeira, cinto
Anita: Grip, Tape, Joelheira
Dechichi: grip, joelheira, corda
Ferro: Grip, Tape, munhequeira
Qual o seu PR de snatch?
Susana: 185 libras
Anita: 185 libras
Dechichi: 265 libras
Ferro: 280 libras
Qual o seu PR de Clean and jerk? 
Susana: 230 libras
Anita: 245 libras
Dechichi: 330 libras
Ferro: 355 libras
Qual o seu background esportivo?
Susana: Natação
Anita: Natação
Dechichi: Judo
Ferro: Natação

HC: Vocês todos são atletas de elite no Brasil. Anita já ganhou o TCB 5 vezes, Susana já disputou os CrossFit Games e todos tem carreira solo. Ou seja, geralmente disputam no individual. De quem foi a ideia de juntar e tentar um time para os Games 2021?

Tivemos alguns campeonatos onde disputamos juntos, Dupla Anita e Susana, Susana e Fabio e trio Anita, Fabio e Mateus. Com todos na mesma planilha Team Alberto Neto e também com o mesmo patrocinador Fourmixx, tivemos muitas oportunidades de treinarmos juntos pra melhorarmos individualmente, durante um desses treinos surgiu a ideia de time para o Games e deu super certo!
 
Quem é o “líder” ou capitão do time? Tem ou vocês se revezam? Ou ainda, quem conta as reps ou tem a voz de comando na hora da sincronia?

O capitão oficial é o Fábio, ele que está cadastrado, recebe os e-mails da CrossFit e etc, porém durante os treinos a Voz de comando se reveza dependendo do workout.
 
Há quanto tempo vocês treinam juntos? O que vocês podem falar que mais aprenderam sobre competir em equipe nesse período?

Nós 4 estamos juntos há quase 2 anos, e treinar em time nos ensinou muito sobre doação, evoluímos como pessoas, aprendemos a nos preocupar um com o outro, lidar com a dificuldade de cada um e acima de tudo superar! Superar o limite de cada pelo bem de todos! Sairemos desse desafio muito melhores individualmente!

Vocês tiveram que competir online e nos mesmos treinos de outras 2 semifinais europeias. No caso, vocês se classificariam em primeiro no Lowlands e em segundo no German. Isso criou muitas expectativas em vocês?

Não. Porém ficamos muito felizes com nosso desempenho, permitindo sonhar com algo extraordinário para o Brasil!
 
Vocês fizeram história e são o primeiro time brasileiro classificado para os Games 2021. Quais são as expectativas e o que devemos esperar do time de vocês?

Um ótima participação, fazendo nosso melhor, competir forte com todos os times lá nos Games!

Por fim…uma brincadeira…..na opinião do time:

  • quem é o mais reclamão? Que sempre reclama dos treinos…
    Susana
  • quem é o mais palhaço?
    Fábio
  • quem é o mais preocupado?
    Anita
  • quem gosta de dar bronca?
    Susana
  • quem é que mais enrola?
    Mateus

Enable Notifications    OK No thanks