TCB 2021: curiosidades e como assistir

Compartilhe

O TCB 2021 começa oficialmente esse final de semana na cidade de Vinhedo. Lá estarão os 20 melhores homens elite, 10 melhores mulheres elite, e 5 homens e mulheres competindo nas seguintes categorias de idade: adolescente, master 35-39, master 40-44, master 45-49 e master 50+.

Esses atletas foram selecionados depois de 4 provas brutais no TCB4ALL 2021. E claro, Hugocross não poderia estar de fora do principal evento do CrossFit Nacional. Sergio Sanchez (@sergiodsan) vai estar na equipe responsável pela transmissão ao vivo do evento que vai rolar nesse sábado e nesse domingo das 08:30 às 18:00 no canal do Youtube da Hopper Nutrition @hoppernutrition . Além dele, Susana Etto @susanaettocf, Axel Gouveia @axelgouveia e Naty Graciano @natygraciano estarão fazendo parte da transmissão que contará com participação especial de Anita Pravatti @anitapravatti e Anderon Primo @anderonprimo .

E como não poderia faltar, fizemos umas estatísticas com ajuda inestimável de @guigulin baseados em alguns números dos atletas que tivemos acesso.

  • 7 dos 20 homens da elite são estreantes na final do TCB; apenas 1 das 10 mulheres disputará sua primeira final.
  • 4 homens e 3 mulheres farão a estreia na categoria adolescente de um total de 10 somando homens e mulheres. É a categoria com mais estreantes proporcionalmente. Master 50+ é a única sem estreantes.
  • Ao todo, serão 44 atletas estreantes dentre os 120 atletas somados de todas as categorias.
  • A idade média de um atleta que competirá no masculino na elite é de 27,35 anos. O mais novo é o Luiz Henrique Alves Moreira com 18, que estreará na categoria elite, e o mais velho é o Caio Moysés Carvalho com 34 que estreará no TCB.
  • Entre as mulheres a idade média é de 28,3 anos; sendo Emily Andrade com 25 anos a mais nova e Vivi Aiello com 36 anos a mais velha.
  • A altura média de um atleta de elite masculino é de 1,78m e o peso médio de 89 kg. O mais baixo e mais magro é o atleta Thainã Beraldo. O mais alto e mais pesado é o atleta Bruno Marins Miranda.
  • A altura média de uma atleta de elite feminino é de 1,60 m e o peso médio de 65 kg. A mais baixa e mais leve é a Lumma Roberta da Silva e a mais alta e mais pesada a Fernanda Dotto.
  • Na elite masculina, a média do PR de clean e Jerk é de 153,7 kg; de snatch é 125,2 kg e de Ring muscle up de 22.
  • Na elite feminina, a média do PR de clean e jerk é de 100,9 kg; de snatch é 79,6 kg e de ring muscle up é de 12.
  • 8 dos 20 atletas da elite masculina vem de esportes de luta. Entre as mulheres da elite, 4 tem o CF como 1º esporte.
  • O tempo mínimo de CF dos homens elite é de 4 anos e das mulheres é de 3 anos.
  • São Paulo é o estado com maior quantidade de atletas na elite com 8 homens e 3 mulheres; depois vem Minas Gerais com 5 homens e 2 mulheres; Rio de Janeiro em 3º com 5 homens e uma mulher; Mato Grosso tem 3 atletas sendo 1 homem e 2 mulheres;  com apenas um atleta na elite, temos: Alagoas, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.
Subscribe for notification