Temporada 2022 CrossFit Games: Open -Introdução

Compartilhe

Como há muitos praticantes novos na modalidade, vamos começar do início mesmo, e explicar em detalhes em uma série de artigos tudo que vocês precisam saber sobre o CrossFit Open.

O que é o Open?

O open é uma competição online da CrossFit. A maior competição online do mundo e esse começa no dia 24 de Fevereiro de 2022. É o primeiro passo para ir aos CrossFit Games e quem sabe ser coroado “Fittest Man” ou “Fittest Woman” do mundo. Após essa etapa, uma parte será selecionada para as quartas-de-final (semana de 24 de Março), que também serão online e os melhores irão para uma semi-final presencial. Se você tem esperança de passar para as quartas-de-final, filme todos os workouts.

Lembrando que se você pretende disputar em times, todos tem que ser do mesmo box e fazer o Open. Aí os melhores disputarão as quartas-de-final (semana de 07 de Abril), realizando os treinos em equipes. Aí sim haverá classificação para as semi-finais presenciais.

Quem pode fazer?

Quem quiser. Dia  13 de Janeiro abrem as inscrições. Você paga uma taxa (20 dólares esse ano, diferente dos 15 do ano passado) e cria seu perfil de atleta no site da CrossFit. Você não precisa estar em um box afiliado, vale a ressalva.

E como são as provas?

Esse ano serão três semanas de prova, podendo ter mais de um score numa mesma semana.  As provas são liberadas às quintas-feiras em um novo horário, meio-dia horário do Pacífico (até o ano passado era as 17:oo horário do pacífico) e o seu resultado (seja de tempo, seja de número de reps) deve ser inserido no site até a próxima segunda-feira às 17:00 no horário do pacífico!

Há importantes mudanças esse ano. Você pode fazer o workout na sua casa ou box não afiliado e ainda assim não submeter o vídeo, contanto que seja feito na presença de um judge que tenha sido aprovado no curso de judges mais recente da CrossFit (teremos mais um artigo sobre isso no futuro).

Além disso, assim que você submeter seu score com um judge certificado, ele já estará validado e aparecerá no leaderboard, não sendo preciso a validação do gerente do box afiliado. O mesmo pode validar um score se alguém fizer em seu box mas sem o judge. Apenas no caso de não ter um judge e ser feito fora de um box afiliado, o vídeo deve ser incluído no momento da submissão do score.

Mas vale sempre lembrar, a CrossFit pode solicitar o vídeo da sua prova a qualquer instante e te penalizar com 0 caso não o submeta posteriormente. Se o atleta tiver qualquer pretensão de ir para as próximas etapas deverá ter tudo gravado.

As provas podem ser feitas em basicamente todos os boxes do Brasil (que tenham pelo menos um remo do tipo Concept 2, um rig, uma barra, anilhas e dumbbels). As provas terão uma versão scaled para quem não conseguir fazer como prescrito, e uma de fundamentos (ainda mais adaptada que scale). E, caso tenhamos problemas maiores com a pandemia, haverá uma versão sem equipamentos também.

As provas sempre são super desafiadoras e em sua maioria divertidas. Inegável a genialidade do diretor dos Games, Dave Castro, de bolar essas provas.

E todo mundo no mundo faz igual?

Sim! Pelo menos na sua faixa etária! Há diferentes faixas de idade no CF: 14-15 anos, 16-17 anos, 18-34 anos, 35-39 anos, 40-44 anos, 45-49 anos, 50-54 anos, 55-59 anos e 60+ anos. Além disso esse ano teremos mais uma vez a categoria de atletas adaptados para portadores com deficiência.

O legal é que você ainda pode comparar como está o seu condicionamento com o resto do mundo todo! Em 2018, mais de 415 mil pessoas se inscreveram. Teve uma queda significativa no Open de 2019, 2020 e 2021, mas com uma tendência de subida com o arrefecimento da pandemia em 2021 e uma mudança drástica na direção da CrossFit.

Mas eu ainda não sei fazer todos os movimentos…e aí?

Não se preocupe. Existe a categoria scale e a fundmentos, onde há adaptações para os movimentos mais difíceis! Então isso não é desculpa!

E como eu sei que a pessoa não mentiu o resultado?

Você não sabe. Espera-se que o judge que tenha passado no curso seja cuidadoso. É tudo feito na base da confiança mesmo.

“Aaaaaaahhhh mas e se eu sei que o cara lá do outro box mentiu e ficou na minha frente?”

Por mais que seja legal você se comparar e querer ganhar do coleguinha, a CrossFot só fará mesmo alguma coisa se essa pessoa estiver classificada para a próxima etapa. No final das contas, o que importa é achar os melhores. Se o coleguinha roubou e ficou na 63450ª colocação e você ficou na 72312ª colocação, não fará diferença para a CrossFit. Sinto muito.

E mesmo que eu não tenha chances de ir para a próxima etapa, vale a pena o investimento?

Vale! Trataremos isso, detalhes sobre times, atletas adaptados e próximas etapas para a grande final nos próximos artigos dessa semana. Fiquem ligados!!!!

Subscribe for notification