Próximas etapas e cronograma da Temporada dos NoBull CrossFit Games 2022

Compartilhe

Nós começamos a série de artigos falando sobre o Open ou porquê fazer o Open. Mas o Open é só o primeiro passo de uma longa e custosa temporada para chegar ao almejado título de “fittest on earth”. Ainda teremos artigos específicos na semana que vem sobre times e atletas adaptados, mas já vou expor aqui o caminho de todas as categorias.

Individual

Após o Open de 24 de fevereiro a 14 de Março teremos:

Quartas de final

  • Data: 24 de março
  • Custo: 50 dólares
  • Início das inscrições: 21 de Março, após recebimento do convite.

Os top 10% mais bem ranqueados no Open de cada continente se classificarão para as quartas de final. Por continente entende-se a lista divulgada pela CrossFit. O Brasil está na América do Sul que inclui ainda: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Caso algum atleta desista, não haverá substituição.

As quartas de final serão online e consistirão de um conjunto de provas para serem feitos de quinta-feira, 24 de Março, quando forem anunciados, à Domingo, 27 de Março, prazo final de submissão. Ano passado foram ao todo 5 provas.

Cada indivíduo participa do continente de sua nacionalidade e não de onde treina ou mora. Se você tem mais de uma nacionalidade, você pode escolher por qual competir.

Como os workouts e pesos são os mesmos das categorias 16-54 anos, quem se classificar para as quartas de final e quiser competir juntamente com a elite, pode.

O leaderboard será reiniciado nessa fase e todos começaram do mesmo ponto, sem carregar a pontuação do Open de alguma forma (nem para desempate).

Os 50 melhores homens e mulheres nas quartas de final deverão estar prontos para submeter seus vídeos quando requisitados pela CrossFit.

Semifinais

  • Data: quatro finais de semana seguidos entre 20 de Maio e 12 de Junho.
  • Custo: 300 dólares
  • Início das Inscrições: Entre 01 e 13 de Abril.

Os 30 melhores homens e mulheres classificados nas quartas de final estarão convidados para disputar a única semifinal da América do Sul (ainda sem data definida). Se um número significativo de atletas recusar o convite, a CrossFit pode, se assim desejar, convidar mais atletas baseado em sua colocação no leaderboard das quartas de final. Caso a pandemia permita, esse evento ocorrerá presencialmente e liderado por uma organização local, com acompanhamento da CrossFit. Caso contrário, ele será online e de responsabilidade da CrossFit.

Um atleta tem que escolher se vai participar das semifinais no individual, times ou categoria de idade. Mas caso um atleta da semifinal não se classifique aos Games no individual, ele pode disputar os Games por equipe se cumprir os pré-requisitos.

Apenas os dois melhores homens e mulheres se classificarão para o NoBull CrossFit games 2022, de 04 a 07de Agosto de 2022.

Last chance online qualifier

  • Data: 29 de Junho a 01 de Julho
  • Custo: 50 dólares
  • Início das Inscrições: Após 12 de Junho.

Os atletas que ficaram próximos à classificação em cada semifinal poderão disputar entre si em um evento online a 2 vagas para os CrossFit Games para homens e mulheres. No caso, o 3o ao 5o colocado da América do Sul disputarão com 6o a 8o colocado em cada semifinal da América do Norte e Europa; o 4o ao 6o colocado na semifinal da Oceania; o 3o a 5o colocado na semifinal da Asia e o 2o a 4o colocado na semifinal da África.

O leaderboard começará do zero e a pontuação seguirá como a do Open. Os atletas classificados para os Games terão 48 horas para aceitar o convite uma vez o processo de análise de vídeos for finalizado.

Times de Afiliadas

No Open, cada atleta do time faz as provas no formato individual. A soma dos dois melhores resultados de cada homem e dos dois melhores de cada mulher que consta no grupo de atletas que compõe o time formam o resultado final de cada time. Apenas os times formados em box afiliados e em situação regular com a CrossFit poderão participar.

Como os workouts são os mesmos nas categorias 16-54 anos, qualquer atleta nessa faixa etária pode contabilizar com seus resultados para os times. Atletas de outras idades poderão participar do time mas não contribuirão para o resultado final do time.

Após essa etapa teremos:

Quartas de final

  • Data: 07 de Abril
  • Custo: 100 dólares
  • Início das Inscrições: 28 de Março

Os 25% melhores times de cada continente (como descrito acima) se classificarão para essa fase, com um mínimo de 50 times por continente.

Durante o processo de inscrição, qualquer atleta que estava inscrito no time da afiliada no Open pode fazer parte do grupo final de atletas do time. Esse grupo é composto de 4 atletas titulares e dois reservas, sendo que temos que ter obrigatoriamente pelo menos dois homens e duas mulheres entre os titulares.

Se um atleta que contribuiu no Open para o time, decidir ir no individual, não será refeito o leaderboard para times. Não haverá substituição de times nas quartas de final caso algum time decida não participar.

Todas as provas devem ser feitas pelos mesmo 4 membros do time. Se por acaso algum atleta se machucar no meio do final de semana, um dos reservas não poderá substituir nas provas restantes.

Os pontos do Open serão reiniciados e não serão usados nas quartas de final em nenhum momento, nem em caso de desempate.

Os 40 melhores times nas quartas de final deverão estar prontos para submeter seus vídeos quando requisitados pela CrossFit para verificação e aprovação.

Semifinais

  • Data: quatro finais de semana seguidos entre 20 de Maio e 12 de Junho.
  • Custo: 600 dólares
  • Início das Inscrições: Entre 15 e 28 de Abril.

Os 20 melhores times classificados nas quartas de final estarão convidados para disputar a única semifinal da América do Sul (ainda sem data definida). Se um número significativo de times recusar o convite, a CrossFit pode, se assim desejar, convidar mais atletas baseado em sua colocação no leaderboard das quartas de final. Caso a pandemia permita, esse evento ocorrerá presencialmente e liderado por uma organização local, com acompanhamento da CrossFit. Caso contrário, ele será online e de responsabilidade da CrossFit.

No momento da inscrição o time deve submeter o nome dos 4 atletas que disputaram as quartas de final mas dois reservas. A exigência é que esses atletas tenham participado do Open e contribuído com pelo menos um resultado válido. No momento do check in, os 4 atletas serão definidos e não poderão mais ser substituídos até o final do evento mesmo que um se lesione durante as semifinais.

Um atleta tem que escolher se vai participar das semifinais no individual, times ou categoria de idade. Ele não pode participar de mais de uma.

Apenas os dois melhores times se classificarão para o NoBull CrossFit games 2022, de 04 a 07de Agosto de 2022.

Categoria de Idade

Aqui se encaixam os adolescentes de 14-17 anos e os Masters 35+. As categorias dos Games são as seguintes:

  • Meninos e meninas 14-15 (nascidos em ou entre 07/15/2006 e 7/14/2008)
  • Meninos e meninas 16-17 (nascidos em ou entre 07/15/2004 e 07/14/2006)
  • Homens e Mulheres 35-39 (nascidos em ou entre 07/15/82 e 07/14/87)
  • Homens e Mulheres 40-44 (nascidos em ou entre 07/15/77 e 07/14/82)
  • Homens e Mulheres 45-49 (nascidos em ou entre 07/15/72 e 07/14/77)
  • Homens e Mulheres 50-54 (nascidos em ou entre 07/15/67 e 07/14/72)
  • Homens e Mulheres 55-59 (nascidos em ou entre 07/15/62 e 07/14/67)
  • Homens e Mulheres 60-64 (nascidos em ou entre 07/15/57 e 07/14/62)
  • Homens e Mulheres 65+ (nascidos em ou antes de 07/14/57)

Após o Open, teremos:

Quartas de final

  • Data: 21 de Abril
  • Custo: 50 dólares
  • Início das inscrições: 11 de Abril, após recebimento do convite.

Os top 10% de cada categoria NO MUNDO, e não no continente, se classificarão para as quartas de final, com um mínimo de 200 atletas por categoria.

As quartas de final serão online e consistirão de um conjunto de provas para serem feitos de quinta-feira, 21 de Abril, quando forem anunciados, à Domingo, 24 de Abril, prazo final de submissão. Ano passado foram ao todo 5 provas.

Cada indivíduo participa do continente de sua nacionalidade e não de onde treina ou mora. Se você tem mais de uma nacionalidade, você pode escolher por qual competir.

O leaderboard será reiniciado nessa fase e todos começaram do mesmo ponto, sem carregar a pontuação do Open de alguma forma (nem para desempate).

Os 60 melhores homens e mulheres nas quartas de final deverão estar prontos para submeter seus vídeos quando requisitados pela CrossFit.

Semifinais

  • Data: dois finais de semana seguidos entre 26 a 29 de Maio (14 -17, 35-49 anos) e 02 a 05 de Junho (mais de 50 anos).
  • Custo: 50 dólares
  • Início das Inscrições: 05 de Maio

Os 30 melhores homens e mulheres classificados no mundo nas quartas de final em cada categoria estarão convidados para disputar a semifinal, uma novidade esse ano. A CrossFit não pretende substituir caso algum atleta desista de participar das semifinais. Os resultados das quartas de final não contarão nessa fase que também será online.

Um atleta tem que escolher se vai participar das semifinais no individual, times ou categoria de idade. Apenas os 10 melhores homens e mulheres de cada categoria se classificarão para o NoBull CrossFit games 2022, de 04 a 07de Agosto de 2022. Esse ano, os teens e masters não começarão os Games antes dos indivíduos e times.

Atletas Adaptados

Assim como no ano passado, esse ano teremos as seguintes categorias de atletas adaptados:

  • Homens e Mulheres Adaptado: extremidade superior
  • Homens e Mulheres Adaptado: extremidade inferior
  • Homens e Mulheres Adaptado: Neuromuscular
  • Homens e Mulheres Adaptado: Visão
  • Homens e Mulheres Adaptado: baixa estatura
  • Homens e Mulheres Adaptado: atletas sentados (com funcionalidade de quadril)
  • Homens e Mulheres Adaptado: atletas sentados (sem funcionalidade de quadril)
  • Homens e Mulheres Adaptado: Intelectual

Não há divisão por idades e qualquer atleta com mais de 14 anos (em 14 de Julho de 2022) pode se inscrever. Os atletas na categoria adaptado farão uma autodeclaração e se designarão na divisão que melhor representa suas habilidades. Esses atletas deverão:

  1. Provar a presença ou diagnóstico de sua condição permanente de uma lista de 10 possíveis e elegíveis condições listadas (chequem a política para atletas adaptados da CrossFit);
  2. Ter uma limitação funcional significativa que o impeça de competir na seção de atletas não adaptados;
  3. Atender ao critério mínimo listado na descrição de cada classe de sua divisão.

Não encontramos a política para atletas adaptados da CrossFit, mas se for igual a do ano passado, fica explícito ainda que haverá divisão de cada categoria em classes, para dar conta das diferenças entre os atletas. Por exemplo, lesão sem mobilidade de quadril está dividido em 4 subcategorias e deve ter adaptação no treino para cada uma delas, apesar da categoria ser uma só. Isso é muito parecido com o feito nas olimpíadas, baseado na funcionalidade.

Após o Open teremos:

Semifinais

  • Data: 02 a 05 de Junho de 2022
  • Custo: 50 dólares
  • Início das inscrições: 05 de Maio de 2022

Essa é uma novidade esse ano. Pela primeira vez teremos uma semifinal disputada pelos 20 melhores homens e mulheres de cada categoria de atletas adaptados baseado na colocação do Open de forma virtual. Caso algum atleta convidado decida não participar, não haverá substituição pela CrossFit.

O leaderboard será reiniciado nessa fase e todos começaram do mesmo ponto, sem carregar a pontuação do Open de alguma forma (nem para desempate). Todos os atletas podem ter seus vídeos requisitados pela CrossFit para revisão.

Apenas os 5 melhores homens e mulheres das categorias extremidade superior, extremidade inferior e neuromuscular serão classificados para os CrossFit Games. No caso das outras categorias, os primeiros colocados nas semifinais receberão o título de “fittest on earth” de sua divisão.

Vale ressaltar aqui que apenas essas três categorias tiveram inscritos em número significativo em que todos fizeram todos os workouts no ano passado. E por isso disputaram os games ano passado e estão garantidos esse ano. Acredito que se as outras categorias tiverem o mesmo desempenho no Open e nas semifinais esse ano, a CrossFit possa rever isso para os anos subsequentes. Um exemplo do porquê isso se faz necessário está no fato que mesmo alguns atletas que não fizeram os 4 workouts do Open ano passado teriam se classificado para os Games, na frente de quem completou os 4 nas outras 5 categorias. Ou seja, a CrossFit pode usar o argumento de falta de massa crítica para criar uma competição presencial para essas divisões. Contudo, seria significativo a presença das outras categorias como uma forma de estimular a presença de mais atletas adaptados no nosso esporte.

NoBull CrossFit Games 2022

Data: para todos os atletas no individual, categoria de idades, adaptados e times, os Games ocorrerão de 04 a 07 de Agosto de 2022.

Custo: 300 dólares de inscrição para cada atleta no individual, categoria de idade e adaptado e 600 dólares por times.

Agora é acompanhar e torcer pelos brazucas que disputarão todas essas etapas até conseguir a sonhada vaga nos CrossFit Games 2022..

Subscribe for notification