Recuperando o eixo hormonal após o uso de esteroides

A terapia de recuperação de eixo hormonal é uma prática empregada após o uso de esteroides, que são frequentemente utilizados por atletas ou indivíduos buscando melhorar o desempenho físico ou a aparência muscular. O objetivo é restaurar a produção de testosterona endógena até níveis fisiológicos, reduzir ou parar possíveis efeitos adversos ou recuperar a produção de espermatozoides para homens que desejam engravidar sua parceira.

Efeitos do Uso de Testosterona

Sabe-se que o uso da testosterona (seja em doses consideradas laboratorialmente suprafisiológicas ou em doses de Terapia de Reposição de Testosterona) promove aumento na concentração sérica deste hormônio, levando a níveis suprafisiológicos para aquele indivíduo em questão. Sendo assim, ocorre, consequentemente, a inibição do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas, que é a principal via de controle da produção hormonal, e a produção endógena de testosterona cai progressivamente.

Consequências da Parada Abrupta

A parada abrupta do uso de hormônios promove um estado transitório hipogonádico, com sinais e sintomas bastante pronunciados de: queda de energia, depressão, baixa libido, disfunção erétil e azoospermia (ausência de espermatozoide no sêmen ejaculado).

Tempo de Recuperação

A recuperação espontânea do eixo ocorre, mas o tempo pode variar entre 2 e 6 meses – a depender do tempo de uso do hormônio, dose empregada e o tipo da droga.

Medicações Auxiliares

Portanto, o uso de medicamentos que auxiliem na recuperação mais rápida desse eixo faz-se necessária e imprescindível. Drogas como tamoxifeno, HCG e clomifeno são as mais comumente utilizadas. Devemos ter em mente que as melhoras laboratoriais ocorrem de maneira rápida, porém o paciente pode levar vários dias (até mais que meses) para se acostumar com os novos níveis de testosterona e, portanto, sentir bastante os efeitos da queda. Fitoterápicos como ácido D-aspártico, Long jack, Maca Peruana, Tribulus terrestris podem auxiliar nesse período.

Conclusão

É importante buscar o acompanhamento médico ao optar por interromper o uso de esteroides e iniciar uma terapia de recuperação de eixo hormonal. A orientação profissional pode proporcionar um plano personalizado para a recuperação, minimizando os efeitos adversos e promovendo a saúde a longo prazo.


Dra. Hemuara Pestana @dra.hemuara
Formada em Medicina pela PUCPR
Especialista em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie
Pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN

Artigos relacionados

Pular para o conteúdo