For Time vs AMRAP: o que considerar?

Compartilhe

No protocolo de treino “FOR TIME” (séries / repetições por tempo), o atleta precisa executar uma quantidade designada de esforço o mais rápido possível (p. ex. protocolo FRAN). A maioria dos atletas se destaca nesse estilo de treino porque pode ver um começo e um fim.

Por outro lado, no protocolo “AMRAP” (maior quantidade de repetições possíveis dentro de um período definido) em que a maioria dos atletas são desafiados por esse estilo porque, embora possa haver um início claramente definido para o treino, não há um final (exceto o tempo) (p. ex. AMRAP de 10′ calorias na bike), em relação ao trabalho que se espera que eles realizem.

Já existem diversos estudos sobre essa temática em outras modalidades esportivas, entre esses eu destaco o do HANSON & BUCKWORTH (2015) os quais analisaram 22 voluntários em duas condições diferentes, uma corrida com o ponto final desconhecido (p. ex. correr 32 min.) e uma corrida com a mesma distância mas com o conhecimento da distância (p. ex. correr 6,5km). Os autores encontraram diferença apenas no tempo que eles levaram para finalizar a distância fixa (~1min mais rápido para a situação onde os voluntários sabiam a distância).

O que pode estar associado com a diferença no tempo é a economia da reserva energética em virtude de não saber o ponto final. O que é importante para o treinador e para os atletas é que dentro de uma programação devem existir treinos com ambos os protocolos (FOR TIME e AMRAP).

Além disso, de acordo com uma revisão sistemática publicada em 2019 (Gu et al.) as tarefas abertas envolvem mais demandas cognitivas que as tarefas fechadas. Ao executar as tarefas abertas, há maiores demandas cognitivas e maior prática com alguns aspectos da função cognitiva que incluem, por exemplo, a velocidade de processamento de informações, o que de acordo com os autores podem explicar melhores respostas cognitivas aos treinamentos de tarefas abertas.

No entanto, ainda não existem pesquisas com o CrossFit e até mesmo essa definição de tarefas abertas e fechadas que eu busquei em outras modalidades esportivas pode não ser está correta.

Graduado, Mestre e Doutor em Educação Física (UCB).
Pós doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina (UFMT).
Fundador do Hércules Functional uma plataforma com ênfase no Fitness Funcional (tcc.CrossFit).

Texto de @ramirestibana